Foi lançado o Solus OS 1.0 confira!!
O novo sistema operacional utiliza o ambiente de trabalho Budgie. Solus 1.0 é uma distribuição Linux construída integralmente e que utiliza seu próprio ambiente de trabalho, o Budgie, liberado e pronto para download.
As atividades para desenvolvimento do Solus iniciaram se a mais de um ano e meio atrás, mesmo com um nome diferente no início. Esta nova distribuição Linux foi iniciada por Ikey Doherty e o objetivo sempre foi de obter a melhor e mais adequada experiência de desktop.
Diversos sistemas Linux tentam desenvolver o sistema e o ambiente de trabalho ao mesmo tempo, mas o Solus optou por desenvolver a experiência de trabalho de forma completa, sem quaisquer compromissos. Isto está sendo realizado com ajuda do Budgie, que também é um novo ambiente feito pela mesma equipe.
Construindo o sistema operacional e o ambiente de trabalho juntos, tem-se uma grande vantagem para os desenvolvedores, que permite possuir controle total sobre todos os seus componentes. Eles não dependem tanto assim do upstream, o que quase sempre é uma boa coisa.
Chegou o Solus OS
O Solus 1.0
fornece um desktop clássico, com um projeto claro que sugere um ambiente
clássico e ao mesmo tempo futurista. O design clássico é apoiado por um
backend moderno e todos os serviços que se espera encontrar em um desktop moderno.
Os desenvolvedores explicaram que a navegação do Budgie é feita através de um applet, de notificação, e um centro de personalização referido como Raven. Os usuários tem fácil acesso ao calendário, ao volume do som, controles de media player, gestão de applet, várias opções de temas e muito mais.
Solus também está usando um gerenciador de pacotes chamado de eopkg que permite aos usuários todo o controle que eles precisam e maior gestão de pacotes, como instalar ou remover aplicativos, procura de pacotes e gerenciamento de repositórios.
Os aplicativos padrões disponíveis no Solus incluem Firefox 43.0.2, Nautilus 3.18.4, Rhythmbox 3.2.1, Thunderbird 38.5.0 ou VLC 2.2.1.
Solus OS com Kernel Linux 4.3.3
O Solus 1.0 está habilitado para UEFI, o que
significa que o sistema operacional é capaz de ser inicializado em uma
variedade de hardwares modernos. O fato é que o sistema operacional
possui como base o kernel Linux 4.3.3, o que é mais um ponto a ser
considerado.
Há ainda alguns problemas, que serão corrigidos nos próximos meses. Por exemplo os drivers proprietários da AMD não suportam as versões do kernel acima da versão 3.19 ou Xorg acima da versão 1.17. Além disso, a Steam precisa desenvolver uma solução alternativa para funcionar em sistemas não-Nvidia, impressoras HP atualmente não estão funcionais e a Central de Software ainda está sendo melhorado.
Para baixar o Solus OS 1.0, clique aqui.
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário