A Epic Games acaba de revelar que a Unreal Engine 4 é a primeira a oferecer suporte oficial para a nova API Vulkan e apresentou uma demonstração na Mobile World Congress 2016.
Uma versão estável e funcional da Vulkan foi anunciada na última semana e muitas companhias estão correndo para prestar suporte a ela. Fabricantes de hardware como AMD, Intel e Nvidia têm sido os primeiros a prestar suporte ao Vulkan, mais já era esperado que fizessem isso, já que fazem parte do grupo de desenvolvimento.
Para sermos justos, a primeira empresa a anunciar suporte para o Vulkan foi o estúdio Croteam, para o jogo The Talos Principle, mais a Unreal Engine é a primeira engine a fazer isso. É muito provável que seja seguida pelo Source da Valve, CRYENGINE da Crytek e muitos outros.
DEMONSTRAÇÃO PARA PLATAFORMA MÓVEL
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, afirma:
“A nova API Vulkan de padrão industrial traz elementos chave na tecnologia de console gráficos de alta qualidade para dispositivos móveis e a Samsung está liderando o caminho com o novo e surpreendente Galaxy S7. Como o primeiro motor de apoiar Vulkan, Unreal Engine 4 fornece uma base sólida para os desenvolvedores juntam na revolução gráfica móvel.”
A API Vulkan implementada na Unreal Engine 4 permite aos desenvolvedores criar visuais deslumbrantes, conteúdos 3D multi-plataforma que suportam mais chamadas a desenhos e objetos mais dinâmicos na tela, com um desempenho mais rápido do que nunca.
Além disso, Vulkan no Unreal Engine 4 oferece aos desenvolvedores mais controle em processadores gráficos móveis tile-based, permitindo drivers gráficos mais finos e rápidos, com sobrecarga mínima. Usando a camada de depuraração separada da Vulkan, os desenvolvedores podem facilmente inspecionar o código e corrigir problemas.
ProtoStar introduz uma série de novas conquistas de renderização de Unreal Engine 4 no celular, incluindo:
Reflexões de alta qualidade para objetos dinâmicos;
- Suporte completo de partícula GPU em dispositivos móveis, incluindo campos vetoriais;
- Anti-aliasing temporal (TAA);
- Compressão de textura ASTC de alta qualidade;
- Sombras em cascata dinâmicas cena completa;
- Aberração cromática;
- Refração de luz dinâmica móvel;
- Curva de mapeamento de tons fílmica;
- Reflexões estáticos móveis melhoradas;
- Alta qualidade de profundidade de campo móvel;
- Suporte à API Vulkan com milhares de objetos dinâmicos na tela
Vulkan 1.0 está em competição “direta” com DirectX 12 da Microsoft, e o fato de que uma grande empresa como a Epic Games forneceu apoio tão rapidamente para esta nova tecnologia é realmente um bom sinal para os usuários do Linux também.
Abaixo, você tem uma demonstração do ProtoStar rodando no Samsung Galaxy S7:
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário