A Raspberry Pi Foundation anunciou ontem, 29, a disponibilidade para compra do Raspberry Pi 3 Modelo B, modelo que chega com WiFi e Bluetooth integrados. Quatro anos atrás, a Raspberry Pi Foundation lançava a primeira versão do Raspberry Pi, um modelo simples com 256MB Ram. Desde então, depois de milhões de unidades vendidas em todo o mundo, com o aumento no número de colaboradores em tempo integral no projeto, a equipe lança orgulhosamente essa nova versão.
A partir da documentação apresentada pela Raspberry Pi Foundation à FCC, o novo Raspberry Pi 3 Modelo B vem com Wi-Fi integrado (2.4 Operação GHz apenas) e LE Bluetooth (Low Energy) de apoio, que pode parecer muito atraente para todos os fãs do Raspberry Pi que esperaram pacientemente para que esses recursos viessem a bordo do mini-pc mais popular do mundo.
De acordo com a nota de lançamento, esta versão ainda conta com:
Uma CPU 64-bit 1.2GHz quad-core ARM Cortex-A53 (~ 10 vezes o desempenho do Raspberry Pi 1);
WiFi 802.11n integrada e Bluetooth 4.1;
total compatibilidade com Raspberry Pi 1 e 2.
BCM2837, BCM43438 e Raspberry Pi 3
A integração com os modelos 1 e 2 do Raspberry Pi se deve graças ao apoio da Broadcom, que disponibilizou para o projeto um novo chip de rede, ajudando a manter a mesma arquitetura básica. Assim, todos os projetos e tutoriais desenvolvidos para os 2 primeiros modelos também funcionarão no modelo 3.
A CPU ganhou a atualização do ARM Cortex-A7 de 900MHz 32-bit para o ARM Cortex-A53 de 1.2GHz 64-bit quad CORE, proporcionando um aumento de 50-60% no desempenho em modo de 32 bits contra o Raspberry Pi 2.
O trabalho realizado pela equipe, liderados por James Adams, passou a segunda metade de 2015 projetando uma série de protótipos, incorporando o BCM2837 juntamente com o chip BCM43438 wireless. A única mudança em relação ao modelo 1 e 2 é na posição dos LEDs, que mudaram de lado para dar espaço para a antena. Um outro membro da equipe, Roger Thornton, teve o extenso trabalho de adequar as normas de rede wireless, o que permitiu que o lançamento e venda pudessem ser feitos para vários países. Para Phil Elwell, restou a tarefa de desenvolver o software para Bluetooth e Wireless.
Todos os conectores estão no mesmo lugar e tem a mesma funcionalidade e a placa ainda pode ser executada a partir de um adaptador de energia micro-USB de 5V. Para este modelo, a recomendação é que se utilize um adaptador 2.5A se você desejar conectar dispositivos que precisem de energia via USB no Raspberry Pi.
A versão vendida neste lançamento ainda utiliza processador de 32 bits e o valor do dispositivo continua o mesmo, US $ 35 (aproximadamente R$ 140,56, sem os impostos) e estão disponíveis para compra nos parceiros autorizados. Ao longo dos próximos meses haverão estudos para saber se o valor da versão com o novo processador de 64 bits será muito diferente.
Fonte
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário