FERRAMENTAS LINUX: Microsoft lança uma distribuição baseada no Debian

sexta-feira, 11 de março de 2016

Microsoft lança uma distribuição baseada no Debian


Essa notícia deve ter surpreendido muita gente mas ala é verdadeira .




Noa dia 9/03 foi  lançado pela Microsoft um novo sistema operacional homegrown apelidado de SONIC sigla para (Software for Open Networking In the Cloud), baseado no Debian, que roda em switches de rede e permite, segundo a Microsoft, adaptar o sistema na nuvem a qualquer necessidade e sem depender de drivers proprietários.



Agora já  é possível usar a  API que a Microsoft contribuiu para o Projeto Open Compute (OCP) em 2015. O OCP, lançado pelo Facebook em 2011, incentiva os fabricantes de hardware para produzir equipamentos genéricos para padrões abertos e especificações do projeto para que grandes organizações possam comprar as máquinas simplesmente mais barato em massa e usar o software para personalizar e controlar o equipamento, como quiserem.

A Redmond – apoiado pela Arista, Broadcom, Dell e Mellanox – agora espera contribuir com o Sonic ao OCP que as organizações possam escolher o seu swicth e moldar suas redes, conforme necessário usando software da Redmond.

“Sonic é uma coleção de componentes de rede de software necessários para construir dispositivos de rede, como switches. Juntamente com a SAI, Sonic vai permitir que os operadores de nuvem aproveitem a inovação de hardware, dando-lhes um quadro para construir em cima de código-fonte aberto para aplicações no switch de rede. Nós acreditamos que é a peça final do quebra-cabeça no fornecimento de uma plataforma chave totalmente open source que podem partilhar a mesma pilha de software em hardware de vários fornecedores de switch.”

O Sonic está disponível para download a partir de agora no repositório Microsoft Azure GitHub sob uma mistura de licenças de código aberto, incluindo o GNU GPL e a licença Apache.

Essa notícia segue outra bomba da Microsoft esta semana: a portabilidade do SQL Server para Linux, que deve sair em 2017. Isso tudo é extremamente surpreendente, dada a gigante do Windows fazia o inferno empenhada em destruir o Linux até muito recentemente.

Agora, de acordo com Russinovich, mais de 25 por cento das máquinas virtuais em execução no Azure são movidas a Linux, acima dos 20 por cento há seis meses.

Os fãs da Redmond insistem que sua gigante de TI favorita virou uma nova página, que já não compara código-fonte aberto ao câncer e comunismo, e que agora verdadeiramente ama Linux.

Russinovich ainda afirma em seu blog:

Enquanto isso, a Microsoft disse que “não tem planos para vender o Sonic a clientes ou fornecer qualquer engenharia de rede ou de apoio ao desenvolvimento.” Ele também salientou que “Sonic é uma coleção de rede componentes de software necessários para ter um dispositivo L3 totalmente funcional que pode ser agnóstico de qualquer distribuição Linux específica. Hoje SONIC roda em Debian.”

Fonte

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário