FERRAMENTAS LINUX: Projeto Linux Mint no caminho da recuperação

quinta-feira, 3 de março de 2016

Projeto Linux Mint no caminho da recuperação










A equipe de Linux Mint está se recuperando do ataque ao website em fevereiro, que afetou seriamente a sua credibilidade. Noticiamos há alguns dias sobre os ataques ao site (aqui e aqui) do projeto Linux Mint e o relato do hacker concedido à ZdNet e traduzido pela nossa equipe. Agora, Clement Lefebrev relata como o projeto está se recuperando de todo o ocorrido em fevereiro.




Como você pode imaginar, o hack teve um forte impacto na comunidade Linux. Não foi apenas sobre um site hackeado ou dados de usuários do fórum comprometidos. O fato de que pessoas baixaram e instalaram uma versão modificada de um sistema operacional Linux parece ser o maior problema. Mesmo que não tenha sido uma quantidade si, ainda é um problema.


A equipe agora está trabalhando para corrigir a imagem do projeto e o primeiro passo neste processo é informar os utilizadores sobre tudo o que aconteceu.


Clement Lefebvre explicou o seguinte:
“Desde a noite de sábado, em 20 de fevereiro, todos os nossos esforços foram no sentido de proteger o nosso projeto e nossa comunidade. Após os ataques desprezíveis em nosso site e as tentativas deliberadas de prejudicar nossos usuários, tivemos de reagir com rapidez e eficiência. O servidor comprometido foi desconectado, todos os projetos em curso foram parados e todas o nosso tempo, esforços e recursos foram utilizados para resolver a situação”.

A equipe recebeu muita ajuda da comunidade, como phpBB, Automattic (WordPress.com) e Avast. Na verdade, Avast identificou os problemas com o falso ISO e enviou algumas correções para seus próprios usuários. A segurança dos servidores foi reforçada e podem haver alguns problemas no acesso ao site, devido ao ajuste de permissões em algumas pastas. Caso você encontre algum problema, entre em contato com a equipe do projeto relatando o que aconteceu.

A resposta global da comunidade foi impressionante, e a maioria das pessoas parece compreender que este foi um acontecimento infeliz e que eles têm feito tudo o que é humanamente possível.

Fonte

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário