Já foi dado o primeiro passo para termos a realidade virtual (VR) em nossas casas, com a chegada dos Óculos Rift e do HTC Vive. A realidade virtual é sem a menos sombra de dúvida esse é um mercado promissor que pode chegar aos 80 bilhões de dólares até 2025.
Esse mercado também está sendo abordado pela Steam com a chegada do Steam VR.
Leia: Saiba como funciona o Steam VR
Mas embora haja muitas iniciativas pro lado da realidade virtual, muitas empresas estão indo na contra mão e elas estão apostando em um segmento de nome bem similar a realidade aumentada (RA).
A Google é uma dessas empresas e segundo rumores ela pretende investir mais em realidade aumentada do que na virtual., isso não é nenhuma novidade já que a Google se aventurou primeiro nessa área com o seu Google Glass e ele, embora tenha chamado muita atenção após seu anúncio em 2012, ele acabou por se tornar um fracasso e no ano passado o projeto foi descontinuado.
Ainda assim, a Google segue com seus planos de inserir a tecnologia de realidade aumentada nos seus produtos. Entre esses projetos está o Tango que é uma idéia que foi apresentada em 2014 e é basicamente o uso de celular na realidade aumentada que pretende trazer esse conceito de RA para o nosso dia-a-dia pelos Tablets e Smartphones.
Como funciona
A principal característica do aparelho é o mapeamento 3D de ambientes. Para fazer isso o aparelho possui duas câmeras com sensor de profundidade que são responsáveis pelo rastreamento de movimento dos objetos. Uma das câmeras possui resolução de 4 megapixels, sendo que cada um desses pixels vem com dois micrômetros, que garantem alta sensibilidade à luz e velocidades. Enquanto isso, a segunda câmera conta com uma lente especial com ângulo de 170º focada em rastrear movimentos de maneira muito mais ampla.
Até agora , o Google já confirmou o desenvolvimento de um Tablet e um Smartphone da linha Tango, mas ambos só podem ser adquiridos por desenvolvedores e profissionais com nível avançado de conhecimento. Como já se passaram dois anos desde que o projeto foi revelado, é provável que o Google estude a possibilidade de finalmente trazê-lo para o mercado consumidor.
Matt Rouof do Business Insider comentou que a RV tem um foco muito maior nos PCs e consoles de videogame, e mesmo que essa indústria prometa grandes lucros, não se pode compará-la à revolução tecnológica provocada pelos telefones inteligentes e conectados à internet.
O lado ruim é que a RA apresenta um potencial maior porque interage diretamente com o mundo real ao inserir nesse contexto elementos digitais - no caso, os hologramas. Por enquanto, são poucos os dispositivos que oferecem esse recurso; o mais famoso deles é o HoloLens, da Microsoft. Contudo, o Tango pode popularizar a tecnologia, já que estaria inclusa nos Smartphones que, além de menores, são mais baratos que o headset da fabricante do Windows.
Há três meses, a Google já anunciou uma parceria com a Lenovo para produção dos primeiros celulares Tango e agora é só uma questão de tempo para que os aparelhos cheguem aos usuários no mercado. Vale acrescentar que a Google já possui o Cardboard e uma divisão dedicada para aprimorar o desenvolvimento do gadget.
E ai Qual você prefere a VR ou a RA?
Fonte
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário