FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu 16.04 LTS irá suportar os novos pacotes Snappy, veja o que vai mudar no sistema.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

O Ubuntu 16.04 LTS irá suportar os novos pacotes Snappy, veja o que vai mudar no sistema.




Está para chegar uma novidade para o futuro lançamento da Canonical, o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, que sairá muito provavelmente no próximo dia 21 de Abril.



Os pacotes Snappy já são um pouco conhecidos do público, mas pelo menos até a gora o usuário final ainda não teve oportunidade de ver na práticas os benefícios que eles podem trazer, pelo menos até agora.

Em um anúncio feito pela Canonical, ela disse que o lançamento do  Ubuntu 16.04 Xenial Xerus será compatível também com os pacotes Snappy, eles poderão ser instalados lado a lado com os pacotes .deb que são provenientes do Debian e acompanham a distribuição desde o início de sua existência.

Leia:  Conheça o Snapycraft 
Consequências imediatas.

A primeira é que os desenvolvedores poderão dar acesso a softwares mais recentes sem se preocupar com dependências, então mesmo que você use uma versão LTS será possível ter a última versão de qualquer software, como KDE, Gnome, etc, sem precisar se preocupar com dependências, que é o que atualmente implica e não podermos ter as últimas versões de tudo em uma LTS que busca ser também muito estável,
A segunda é o fator segurança, pacotes Snappy são mais seguros e em caso de eventuais falhas eles são mais facilmente reversíveis.

         Leia: Conheça o Ubuntu Snappy

Essa tecnologia já é usada nos Tablets e Smartphones  que tenham o Ubuntu e o Ubuntu Snapy Core que é usado normalmente na "internet das coisas" como a ideia da Canonical é ter um sistema convergente, não somente a interface mas todo o sistema em si, é natural que os pacotes que são originalmente dos dispositivos móveis possam ser instalados no computador, ainda que sejam no Unity 7 que é o ambiente gráfico que o Ubuntu 16.04 LTS vai carregar e não o Unity 8.

Outro ponto a ser observado  é que a Canonical garantiu compatibilidade com os pacotes .deb atuais, os desenvolvedores poderão continuar empacotando desta forma, foi salientado que a empresa tem uma ótima relação com a comunidade Debian e que se o projeto decidir poderá adotar o modelo Snappy também.

Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário