FERRAMENTAS LINUX: Faça a instalação de impressoras multifuncionais HP mo Arch, Manjaro, Antergos e derivados!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Faça a instalação de impressoras multifuncionais HP mo Arch, Manjaro, Antergos e derivados!!








Fazer a instalação de impressoras multifuncionais nas distribuiçãoes Arch Linux, Manjaro e seus derivados é bem simples, hoje vou mostrar como se faz para instalar e utilizar as impressoras multifuncionais da HP em um sistema baseado no Arch Linux. Embora seja  um procedimento simples para fazê-lo  requer um pouco de atenção. O princípio que foi seguido aqui foi o  KISS (manter a simplicidade do sistema) também nesta instalação e tento instalar o mínimo de pacotes possíveis.

Isntalação

Para fazer a instalação é preciso primeiro darmos acesso ao usuário para fazerisso abra o terminal e cole o comando abaixo!

gpasswd -a seu-usuario lp

gpasswd -a seu-usuario scanner

Agora o usuário está habilitado  a utilizar tanto a impressora quanto o Scanner. Feito isso precisaremos instalar o cups e os drivers para que o Arch possa reconhecer a sua HP antão abra o terminal e cole os comandos abaixo.


pacman -S cups hplip simple-scan python-pillow

systemctl enable org.cups.cupsd.service

systemctl daemon-reload

systemctl start org.cups.cupsd.service


Vale observar que o cups é o gerenciador de impressões,e  hplip são os drivers da HP, e o simple-scan é a inteface gráfica para scannear (pode ser substituído por xsane) ele não é totalmente necessário, já que a imagem do scanner pode ser obtida através de linhas de comando:

hp-scan

Caso você  opte em não instalar o simple-scan o xsane deve ser instalado em seu lugar. O python-pillow é uma dependência necessária para que o sane consiga trabalhar.

Depois que todos os programas necessários foram instalados nós precisamos editar um arquivo (utilizei o gedit, mas você pode utilizar outro editor de texto que preferir):

gedit /etc/sane.d/dll.conf

Neste arquivo você encontrará hpaio com um “#”, basta remover o “#” e salvar o arquivo. Caso não possua a linha #hpaio, basta acrescentar “hpaio” (sem aspas) numa linha sozinha e salvar o arquivo.

Agora bastar abrir o gerenciador de impressora nas configurações, adicionar sua impressora que já estará tudo funcionando, caso ocorra algum problema, recomendo reiniciar o computador e testar novamente.

Neste ponto a impressora já deve estar funcionando. Para elaborar este tutorial utilizei uma HP 2546,  onde foi feito  todo o procedimento usando o  wi-fi (a impressora já estava configurada para o  roteador).

Até a próxima!!1

Nenhum comentário:

Postar um comentário