FERRAMENTAS LINUX: Projeto Libreboot começa o boicote contra FSF e GNU! Confira o texto!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Projeto Libreboot começa o boicote contra FSF e GNU! Confira o texto!



Após a  denúncia feita pelo desenvolvedor do Librebroot e a saida dela da FSF e GNU agora começou um boicote contra ambos projetos. O desenvolvedor também esta pedindo os valores doados a FSF no ano passado, um pouco mais de 6 mil dólares.


O Libreboot deixou o projeto GNU em 15 de setembro de 2016

A FSF revelou-se hostil para as pessoas trans, de modo que o libreboot voluntariamente decidiu deixar o projeto GNU, porque o principal desenvolvedor do libreboot é transgênero. Para aqueles na comunidade que não sabem, uma pessoa transgênero é alguém cuja identidade de gênero interna (no cérebro) não coincide com o seu sexo anatômico ou sexo atribuído de nascença. Muitos dos que são como este buscam a transição para seu gênero preferido. Leia mais sobre ele na Wikipedia.


Leia : RMS e FSF respondem as acusações do desenvolvedor do Librebroot.

 Não vamos citar diretamente a pessoa que foi demitida, porque não queremos que o indivíduo seja exposto.
 Se você de alguma forma descobrir isso (afinal o pessoasl da FSF é muito pequeno), então por favor fique em silêncio. Percebemos que é potencialmente arriscado para o pessoal envolvido. No entanto, sentimos que énosso dever moral de expor irregularidades, onde quer que seja observado, mesmo que seja em uma das organizações mais respeitadas do mundo como é a FSF.

O que aconteceu?

Um funcionário transgênero da FSF estava sendo assediado por um colega por ser trans. A pessoa trans, não o valentão, foi então chamado para tentarem resolver o problema entre eles, porque foi visto como um problema, mas o agressor permaneceu em silêncio. Os assediadores foram mantidos, e a pessoa intimidada foi demitida. Isso é justiça?

Nós não pensamos assim, por isso o Libreboot não é mais um projeto GNU. Nós não aceitamos o bullying de qualquer grupo de pessoas, e isso inclui as pessoas trans. Parece que não importa mesmo para eles que o indivíduo em questão tivesse trabalhado muito para a FSF e foi uma pessoa extremamente experiente e confiável para a organização e um enorme torcedor por muitos anos.

Controle de danos FSF

Nós causamos algumas controvérsias sobre isso em um curto espaço de tempo. Isso não foi intencional, e é exposta uma porção de ódio virulento dentro da comunidade. É evidente, a partir desses muitos comentários transfóbicos feitas pelo público, nós ainda não vivemos em um mundo ideal e que ainda há um longo caminho a percorrer.

O que o FSF poderia fazer?

Nós não esperávamos que eles fizessem nada. A FSF emitiu esta declaração pública. Eles nem sequer mencionam as questões levantadas em tudo, e eles tentam o melhor que podem para evitar que a questão seja de fato levantada. A questão é transfobia com as pessoas da FSF. Eles até mesmo mentiram que não discriminam o indivíduo que foi demitido. Eles nem sequer mencionam o projeto libreboot ou Leah Rowe (a pessoa que fez a denúncia) pelo nome. É como que se esperasse que isso não  fosse amplamente divulgado, e agora eles estão tentando fazer o controle de danos. Nós esperávamos mais da FSF, e estamos altamente decepcionados com isso, ainda mais a injustiça de sua parte.

O indivíduo em questão tinha doado incontáveis ​​horas para manter a FSF, com anos de experiência e paixão absoluta pelo trabalho. Para o indivíduo, ser tratado desta maneira, apenas por ser trans e sofrendo assédio moral no trabalho, é inaceitável.

A reação da comunidade, e a nossa resposta

Nós no projeto libreboot estamos chocados e consternados por alguns dos transexuais da comunidade e as respostas sexistas a toda esta provação. Embora muitos tenham sido favoráveis, outros têm sido hostil. Nos primeiros dias desde o incidente, lemos em vários fóruns, listas de discussão e canais de IRC, e é óbvio que o tema foi rapidamente revertido em torno de Leah Rowe, ao invés de  problemas reais que estão acontecendo. Há sugestões por alguns de até mesmo substituir Leah Rowe como líder do projeto libreboot, ou para fork do projeto libreboot. Sua sanidade foi questionada pela comunidade, enquanto outros dizem que ela está passando por um momento difícil e que agiu emocionalmente. Outros disseram que ela não deveria ter levantado estas questões, ou que ela deveria ter feito isso de uma forma mais profissional. Política de respeitabilidade.

Claro, é verdade que as mulheres na sociedade são levadas muito menos a sério, por isso, quando uma mulher trans defende os direitos de outra pessoa trans quando essa pessoa é abusada, ela é considerado louca por alguns, e desprezadas por outras. É muito mais difícil para as mulheres especialmente as mulheres trans, serem levadas a sério em uma comunidade e da indústria que ainda é dominado pela classe média homens brancos, a reação negativa da comunidade a esta notícia reflete uma atitude de preconceito que é a razão de uma pessoa trans ter sido despedida da FSF em primeiro lugar.

O projeto Libreboot permanecerá firme, independentemente da reação das pessoas. Nós não estamos indo a lugar algum, e o projeto está sempre em expansão. Acima de tudo, estamos com nojo da resposta de controle de danos da FSF, onde, aparentemente, tudo o que eles querem fazer é proteger a sua reputação, sem responder qualquer uma das acusações contra eles, esperando que esta questão seja esquecida. Mas não vai.

Consequências

Se isso fosse na FSF Europa, onde leis anti-discriminação são muito mais fortes (FSFE está na Alemanha), eles provavelmente teria uma ação em suas mãos. Isso ainda pode ser possível, mas provavelmente não é necessário neste caso.

As seguintes pessoas deveriam demitir-se e/ou ser demitido da FSF, para ser substituído por outras pessoas:

John Sullivan - Diretor Executivo
Stephen Mahood - Coordenador de Divulgação e Comunicação
Ruben Rodriguez - Administrador do sistema

Até que todas as três pessoas sejam expulsas da organização, e o mais importante, a organização melhore seus modos, e que este não seja mais um problema no futuro, recomendamos as seguintes ações por parte do público:

Boicote a FSF. Pare de promovê-los, pare de doar para eles.
Espalhar a palavra sobre esta injustiça
Outros projetos GNU deve também deixar GNU

O Libreboot nunca mais vai apoiar a FSF ou GNU novamente, a menos que possam redimir-se. Se eles fizerem isso, então vamos considerar se devemos ou não voltar a entrar no GNU. Nós lamentos por termos feito parte da organização, e Leah Rowe não vai mais doar para eles; ela pede que sua filiação FSF ser revogada.

Ela também gostaria que os $ 6.120 USD que ela havia doado para a FSF desde 2015 pudesse ser devolvido a ela pela FSF. Ela, então, vai usar esse dinheiro para promover o software livre, e para melhores feitos. A FSF nunca mereceu sequer um centavo dela.

Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário