FERRAMENTAS LINUX: Como compartilhar arquivos localmente no Linux usando o NitroShare

domingo, 6 de novembro de 2016

Como compartilhar arquivos localmente no Linux usando o NitroShare




Compartilhe arquivos facilmente no Linux com o Nitroshare.



O NitroShare é um aplicativo de transferência de arquivos multi-plataforma que pode ajudar os usuários Linux mover arquivos de um dispositivo para outro, desde que ele está instalado em todos eles. Embora existam muitas maneiras de fazer isso, e alguns são mais seguros do que NitroShare, este é um dos mais simples e mais fácil de usar para tarefas de compartilhamento de arquivos comuns do cotidiano. Na guia rápido seguinte, vou mostrar como transferir um arquivo de amostra de um sistema Ubuntu em um sistema Arch.

Primeiro, precisamos ter o Nitroshare instalado em ambos os sistemas. O NitroShare já está disponível nos repositórios padrão do Ubuntu, então você pode instalá-lo abrindo um terminal e digitando o comando abaixo!.

sudo apt-get install nitroshare

No entanto, se você quiser a versão mais recente absoluto do software, há um repo oficial oferecido pelos desenvolvedores do app que você pode adicionar, digitando os seguintes comandos:


sudo ppa-apt-add repositório: george-edison55 / nitroshare

..Seguido por:

sudo apt-get update e depois

e depois
sudo apt-get instalar nitroshare

Para instalar a versão mais recente.
no Arch, o pacote em localizado no repositório AUR. Se você está tendo problemas para instalá-lo a partir da ferramenta "Pacman", basta abrir um terminal e digite os seguintes comandos:

wget https://aur.archlinux.org/cgit/aur.git/snapshot/nitroshare.tar.gz

para baixar o pacote, em seguida,

tar xf nitroshare.tar.gz

para descompactar o arquivo baixado, em seguida,

cd nitroshare

para entrar no diretório recém-criado e, finalmente use o comando abaixo para instalar o nitroshare,


makepkg -sri





Após a aplicação ter sido instalada em ambos os sistemaas devemos lançá-la a partir do menu e um novo ícone aparecerá em sua bandeja. Depois devemos enviar um arquivo para os dispositivos que compartilham a mesma conexão de rede é tão simples como um clique esquerdo / direito no ícone da bandeja e selecionando a opção "Enviar arquivos ...".


Isto irá abrir uma janela do gerenciador de arquivos que permitirá que você selecione os arquivos que você deseja enviar. Você pode enviar um ou vários arquivos, ou mesmo um diretório inteiro. O próximo passo é escolher o dispositivo de onde os arquivos são destinados a ser enviada (apenas um no meu caso de qualquer maneira).



E, em seguida, uma caixa de diálogo irá mostrar o progresso da transferência. Você pode fechar esta janela de progresso e NitroShare vai continuar a trabalhar em segundo plano. Assim que a transferência for concluída, você será notificado pelo sistema de notificações.




As configurações do aplicativo são acessados ​​clicando no ícone do aplicativo na bandeja e selecionando a opção "Configurações". Lá você vai encontrar três guias relativas a diferentes aspectos da funcionalidade do aplicativo. Na guia "Geral", você pode definir um nome de dispositivo que será transmitido na rede, configurar as opções de inicialização automática, e também definir o "comportamento de recepção".


No separador "Avançado", você verá as configurações de porta e de transmissão. O padrão deve funcionar muito bem, mas se você está tendo problemas com um número de porta específico que você pode mudá-lo. Além disso, o tempo limite e configurações de intervalo de difusão pode potencialmente tornar o dispositivo mais facilmente-frequência detectável mas note que haverá uma ligeira desvantagem na carga de tráfego devido à constante comunicação.


Se tudo que foi explicado sobre a simplicidade no envio e recepção de arquivos faz você se sentir um pouco nervoso e deseja adicionar uma camada de segurança para o aplicativo, vá para a seção "Segurança" e clique na caixa "Ativar TLS". Lá você pode adicionar os certificados da CA, chave-mestra Frases-privadas, etc.


Para a criação de uma chave privada, abra um terminal e digite

openssl genrsa -des3 out rootCA.key 2048

Se você quiser maior um tamanho de chave que você deve substituir "2048" com "4096". Mais um detalhe é o parâmetro "-des3" que adiciona uma proteção por senha para a chave. Se você não quer esse passo, remova o parâmetro específico do comando anterior.

Em seguida, digite:

req OpenSSL -x509 -novo -nodes tecla rootCA.key -sha256 -days 2048 Check-out rootCA.pem

E você estará pronto para auto-assinar o certificado, acrescentando alguns detalhes pessoais que é feito respondendo a uma série de perguntas. O parâmetro "-days" define o período de tempo antes da expiração da chave, então alterar o seu valor para o que quiser. A forma final do arquivo deve ser algo como isto:




Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário