FERRAMENTAS LINUX: Conheça o Sonar, uma distribuição GNu/Linux para pessoas com deficiências!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Conheça o Sonar, uma distribuição GNu/Linux para pessoas com deficiências!




Conheça a distribuição Gnu/Linux Sonar, voltada para pessoas cm deficiências.



O  GNU/Linux Sonar, é uma distribuição Linux baseada no Manjaro desenvolvido especificamente para pessoas com várias deficiências. Os desenvolvedores Sonar têm trabalhado nele por um bom tempo e foi originalmente desenvolvido tendo como base o openSUSE, mas agora eles migraram para o Manjaro Linux.

Existem poucas  distribuições Linux que foram desenvolvidas especificamente para pessoas com deficiências, embora a maioria dos principais sistemas operacionais de código aberto têm vários recursos de acessibilidade.

"O Sonar GNU/Linux é um sistema operacional acessível focado em tecnologia assistiva. Ele é focado em ser o sistema operacional mais acessível disponível, usando tecnologia assistiva gratuita. Um grande agradecimento vai para Kyle Brouhard por realizar este lançamento. Ele trabalhou muito para isso... "
"...A equipe Manjaro tem sido muito importante e tem ajudado muito com a transição do Ubuntu para Manjaro ", diz o anúncio. 
Os desenvolvedores explicaram que os ambientes de trabalho utilizados na distribuição GNU/Linux é o GNOME 3 e o Mate, um leitor de tela para pessoas com deficiência visual chamado Orca foi adicionado, um programa de ampliação para ajudar a ampliar a tela para baixa pessoas com baixa visão foi implementado, uma teclado na tela para pessoas que têm problemas motores e têm dificuldade em utilizar um teclado foi adicionado e uma fonte para as pessoas com dislexia está agora disponível também.

As pessoas da comunidade Manjaro ajudaram os desenvolvedores do Sonar para melhor utilizar Manjaro e integrar o GNOME 3.18. Os devs do Sonar também passaram por todas as dificuldades de implementação de alguns dos pacotes mais recentes.

A distribuição também tenta seguir as regras estabelecidas pela Free Software Foundation e implementar apenas o software livre.

Saiba mais no site do projeto.


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário