A Qualcom cria novos processadoores para concorrer com a Intel.
A Qualcomm está em uma missão para desalojar Intel a partir de servidores de data center. E está dando um passo adiante nessa missão hoje com o anúncio de um chip de servidor baseado em ARM com 48 núcleos que é feito em um avançado processo de fabricação de 10 nanômetros.
Essa notícia é potencialmente significativa, pois marca um marco importante em uma guerra de "maratona" com a Intel. A Qualcomm está trabalhando no projeto há cerca de quatro anos e está anunciando hoje que produziu amostras de engenharia de chips com circuitos de 10 nanômetros. Isso significa que os circuitos são 10 nanômetros (um nanômetro é um bilionésimo de um metro) de distância, que é um nível que o principal rival Intel acaba de apenas começar a falar. Ele também sugere que a tecnologia móvel, e não apenas PCs, está levando a indústria de semicondutores subjacente.
Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior e gerente geral da Qualcomm Datacenter Technologies, disse em entrevista à VentureBeat que acredita que a Qualcomm e seu parceiro de fundição estão à frente da Intel em poder mostrar chips trabalhando de 10 nanômetros. (Intel anunciou suas próprias amostras para chips de 10 nanômetros em outubro). Sem dúvida, os dois gigantes de chips vão lutar por quem entra no mercado com a tecnologia de 10 nanômetros em primeiro lugar.
"O que é emocionante para nós é que há uma série de mudanças estruturais ocorrendo na indústria", disse Chandrasekher. "A nuvem está engolindo a produção de servidores, e isso afeta a cadeia de suprimentos e o ecossistema de software. Isso, por sua vez, permite novos participantes no mercado de data centers. "
A família de chips Qualcomm Centriq 2400 terá até 48 núcleos compatíveis com o ARMv8,voltados para aplicações de data center intensivas em computação que exigem eficiência de energia. O chip usa a tecnologia FinFET, ou o mesmo tipo que a Nvidia usa em seus novos chips gráficos baseados em Pascal. Chandrasekher disse que o chip foi projetado para segmentar cargas de trabalho de data center.
"Durante anos, a tecnologia de processo foi impulsionada por processadores de PC, como a principal categoria de consumo", disse ele. "Isso começou a mudar, como o smartphone levou a indústria para a frente. O dispositivo que dirige a demanda por chips para a frente é móvel. Os benefícios utilizados para acumular para a Intel, que foi capaz de usar a tecnologia de volume para conduzir os defeitos para fora e atingiu custos mais baixos. Esta é uma mudança massiva na indústria, como os benefícios agora se acumulam para as fundições fazendo chips móveis ".
A Qualcomm Datacenter Technologies demonstrou o Apache Spark eo Hadoop em Linux e Java em execução em uma máquina com um processador Qualcomm Centriq 2400. A série de processadores Qualcomm Centriq 2400 está agora a ser amostrada para potenciais clientes potenciais e espera-se estar comercialmente disponível no segundo semestre de 2017.
Isso é muito tempo a partir de agora, e dá Intel tempo para ser o primeiro a entrar no mercado, mas falando em geral, ambas as empresas terão chips de 10 nanômetros no mercado ao mesmo tempo. A Intel apresentará seus chips de servidores baseados em x86, como a família Xeon, enquanto a Qualcomm oferecerá uma alternativa de baixa potência com seus chips baseados em ARM.
Chandrasekher disse que Qualcomm anunciou pela primeira vez o projeto em 2014 e que um monte de ferramentas foram disponibilizadas no ano passado. Essas ferramentas ajudarão os desenvolvedores de software a desenvolverem um software de data center para rodar nos chips no momento em que chegarem ao mercado no próximo ano. A Qualcomm ainda não está dizendo qual fabricante de chips de contrato está fabricando seus chips.
"Nosso alvo são os mega data centers hoje", disse Chandrasekher. "A oportunidade aqui se abrirá ao longo do tempo. Não é um sprint. É uma maratona. Mas é uma maratona muito boa para estar dentro ".
Fonte
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário