FERRAMENTAS LINUX: O LibreOffice 5.3 oficialmente lançado com o novo conceito amigável e flexível de interface do usuário.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O LibreOffice 5.3 oficialmente lançado com o novo conceito amigável e flexível de interface do usuário.

Disponível agora para GNU/Linux, MacOS e Microsoft Windows.


Hoje, 01 de fevereiro de 2017, a Fundação Documento, uma organização sem fins lucrativos criada para promover e avançar o desenvolvimento do open-source LibreOffice escritório suite, anunciou a disponibilidade geral do LibreOffice 5.3.

O desenvolvimento do LibreOffice 5.3 começou no ano passado em outubro, quando o fundador do The Document Foundation, Marketing e Relações Públicas Italo Vignoli nos informou sobre a primeira sessão de caça de bugs para o próximo pacote de escritórios, que aconteceu em 21 de outubro de 2016. Desde então, 5.3 recebeu vários marcos Alpha e Beta que implementaram inúmeras características que estabelecemos para o seu prazer de leitura abaixo.

"O LibreOffice é apoiado por uma fantástica comunidade de desenvolvedores", diz Michael Meeks, membro do conselho da The Document Foundation. "Em 2010, apenas algumas pessoas estavam apostando em nossa capacidade de atrair um grande número de contribuidores de código, que são fundamentais para o sucesso de uma grande base de código.Em seis anos, temos atraído mais de 1.100 novos desenvolvedores e, graças a este grande Comunidade, nos últimos dois anos, tivemos uma média de 300 pessoas ativas no código fonte. "

Veja o que há de novo no LibreOffice 5.3

Provavelmente, o recurso mais importante do LibreOffice 5.3 é seu novo conceito de interface de usuário amigável e flexível chamado MUFFIN (My Friend Friendly & Flexible INterface), que muitos relataram no ano passado como uma interface de usuário do tipo Microsoft Office. Na verdade, o saboroso novo conceito de UI é uma interface de usuário "pessoal" capaz de se adaptar às suas necessidades e à tela do dispositivo que você está usando atualmente para editar documentos do LibreOffice.

Embora ainda em fase experimental, o MUFFIN é a grande mudança na interface do LibreOffice que os usuários solicitado por tanto tempo, fornecendo um total de quatro estilos diferentes de interface do usuário que irá mudar dependendo se você estiver implantando a suíte de escritório em um computador laptop ou desktop. Estes incluem o aspecto predefinido com barras de ferramentas, a UI de Barra de Ferramentas Única, a UI de Barra Lateral com uma Barra de Ferramentas Única e uma nova UI de Barra de Portátil. Você pode vê-los todos em ação na galeria de tela abaixo.




 
O LibreOffice Writer recebeu uma nova caixa de diálogo "Ir para página" para que você possa facilmente saltar para outra página de um documento extenso. Os estilos de tabela foram implementados também com suporte para importar e exportar estilos de tabela ODF. A caixa de ferramentas New Arrows fornece um monte de ferramentas de desenho que antes estavam disponíveis somente para o LibreOffice Draw e Impress, o preenchimento sem borda agora é exibido por padrão e agora você pode definir a propriedade de caracteres de letras maiúsculas pequenas.

LibreOffice Calc também herdou a nova caixa de ferramentas Arrows do LibreOffice Draw e Impress, juntamente com novas funções de planilha, compatibilidade ODF 1.2, suporte para formatos de número de fração, a capacidade de carregar estilos de célula padrão de um arquivo no perfil do usuário, várias melhorias em tabelas dinâmicas , Bem como suporte para habilitar curingas em fórmulas por padrão para novos documentos.

O LibreOffice Impress agora exibe um Seletor de Modelos que permite selecionar um Modelo para começar, como o novo lápis e Vivid. Alguns dos modelos existentes receberam várias pequenas melhorias, também. Por outro lado, o LibreOffice Draw é fornecido com novos terminais de seta, o LibreOffice Base suporta o Firebird 3.0.0 eo LibreOffice Chart melhora a equação da linha de tendência.

Por fim, o LibreOffice Math permite subscritos e sobrescritos para a integral intd de tamanho dinâmico, melhora as importações MathML com a capacidade de importar as tags <mspace> da MathML e seus símbolos integrais extensíveis, melhora as exportações MathML com a capacidade de exportar símbolos gregos e integral dinâmico Intd e adiciona novo comando "Avaliado em" na seção "Suportes" da janela Elementos.

Quanto às melhorias gerais, o LibreOffice 5.3 vem com um novo mecanismo de layout de texto que usa o HarfBuzz para garantir um layout de texto consistente em todos os sistemas operacionais suportados, suporta a importação de arquivos binários do StarOffice como .sdc, .sda e. Sdw, suporta criptografia de documento binário "Criptografia CryptoAPI" padrão do Microsoft Office e permite que os usuários insiram arquivos PDF como imagens em documentos.

O filtro OpenXML recebeu inúmeras melhorias e o LibreOffice 5.3 fornece suporte para esquemas de URI do Microsoft Office como ms-word :, ms-powerpoint :, ms-excel :, ms-visio :, e ms-access :. Também foi adicionada a nova caixa de diálogo Modo de Segurança, a funcionalidade de assinatura de documentos foi atualizada para suportar a importação e exportação de assinaturas em PDF, bem como suporte para assinaturas PAdES e XAdES de arquivos PDF. Paletas de cores também foram melhorados e o primeiro lançamento fonte do LibreOffice on-line está agora geralmente disponíveis

Confira os vídeos abaixo!!

                   

                   

                   

                   

Fonte


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário