FERRAMENTAS LINUX: O Flatpak 0.9.1 apresenta novo sistema de compilação baseado em Ninja, alterações Flatpak-Builder.

quinta-feira, 16 de março de 2017

O Flatpak 0.9.1 apresenta novo sistema de compilação baseado em Ninja, alterações Flatpak-Builder.



O cache de compilação recebeu alguma atenção nesta versão.



Menos de uma semana desde o lançamento da quarta atualização de manutenção para a série Flatpak 0.8 da aplicação open-source Linux sandboxing e distribuição framework (anteriormente XGD-App), Alex Larsson anunciou hoje Flatpak 0.9.1.

Flatpak 0.9.1 parece ser a liberação do primeiro ponto para a série principal Flatpak 0,9, e dizemos importante, porque este marco adiciona inúmeras melhorias em relação ao ramo 0,8, especialmente para o sistema de construção. A maior mudança parece ser um novo sistema baseado em Ninja chamado "cmake-ninja".

"Esta versão tem principalmente alterações no flatpak-builder e na maquinaria de construção.Todos os flatpaks construídos com esta versão podem ser executados em Flatpak 0.8.x, mas houve adições e pequenas alterações no flatpak-builder que podem exigir pequenas alterações aos manifestos de construtor existentes , "Disse Alex Larsson nas notas de lançamentos .

O que há de novo no Flatpak 0.9.1

Novos recursos da versão Flatpak 0.9.1 incluem a implementação de propriedades build-extension e build-runtime para o flatpak-builder para que você possa construir runtimes e extensões muito mais fácil do que antes, juntamente com o suporte para o "--from-git = URL ", Que busca o manifesto JSON e outros arquivos relacionados diretamente de um repositório Git.

O cache de compilação foi atualizado também, desta vez para tornar possível construir não mais invalidar o cache de outra arquitetura ao construir Flatpaks em um arco, bem como um melhor suporte para o SDK (Software Development Kit) para não mais reconstruir o aplicativo Quando a versão do SDK instalado altera.

Outro sistema de compilação foi implementado no Flatpak versão 0.9.1, ou seja, "simples", que apenas executa um conjunto de comandos de shell que você pode especificar na propriedade "build-commands". Observe que o sistema de compilação "simples" não depende do configure, nem do make. Além disso, o sistema de compilação Flatpak recebeu suporte para proxies D-Bus.

Entre outras mudanças, podemos mencionar um novo argumento flatpak-builder chamado "--build-shell = MODULE" e projetado para extrair e preparar as fontes para um módulo definido e executar um sandbox de compilação dentro dele, bem como suporte para Clonando todos os repositórios do Git com "fsckObjects = true" para ter certeza de que eles são válidos.

Algumas outras mudanças também foram implementadas no Flatpak 0.9.1, e você pode vê-las todas no changelog anexado abaixo, se você está curioso para saber o que exatamente foi melhorado, fixo ou adicionado. OS integradores podem baixar o tarball de origem agora da página GitHub do projeto para atualizar suas infraestruturas.

Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário