FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 4.11 foi oficialmente lançado e adiciona suporte para o Intel Gemini Lake SoCs.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

O Kernel Linux 4.11 foi oficialmente lançado e adiciona suporte para o Intel Gemini Lake SoCs.






Também melhora o gerenciamento de energia  e o AMDGPU.



Como esperado, Linus Torvalds orgulhosamente anunciou ontem, 30 de abril de 2017, a disponibilidade geral do lançamento final do kernel Linux 4.11, uma grande atualização que adiciona inúmeras melhorias e novos recursos.

O kernel Linux 4.11 está em desenvolvimento nos últimos dois meses, desde o começo de março, quando o primeiro Release Candidate chegou para testes públicos. Oito RCs mais tarde, agora podemos baixar e compilar a versão final do Linux 4.11 em nossas distribuições GNU / Linux favoritas e desfrutar de seus novos recursos.

Entre os mais proeminentes estão o swapping escalável para SSDs, uma nova ferramenta perf ftrace, suporte para drives OPAL, suporte para o protocolo SMC-R (Shared Memory Communications - RDMA), suporte a diários para MD RAID5, Stat (2) e buffers persistentes de scrollback para consoles VGA.

"Nós ainda tivemos várias correções menores na semana passada, mas nada que me fez ir" hmm .. "Shortlog anexado para as pessoas que querem ler os detalhes, mas é uma mistura de todo, com cerca de metade sendo drivers (rede domina, Mas alguns fixlets de som também), com o resto sendo atualizações soem arch, rede genérica e sistema de arquivos (nfs [d]) correções ", disse Linus Torvalds no anúncio de hoje.

O kernel Linux 4.11 também apresenta o suporte inicial para chips Intel Gemini Lake, que é uma família de processadores de computador de baixo custo, baseada em Atom, desenvolvida usando a tecnologia de 14 nanômetros da Intel e um melhor gerenciamento de energia para GPUs AMD Radeon quando o AMDGPU open-source graphics Driver é usado.

O suporte para criptografias SMB3 por compartilhamento aterrado no sistema de arquivos CIFS, o suporte a diário agora está disponível para a implementação RAID 4/5/6 do mapeador de dispositivos, a especificação de armazenamento Opal e o suporte a programação de E / S chegaram na camada de bloco multiloue. Um novo módulo psample para amostragem de pacotes de uma interface.

Novo suporte de hardware, drivers atualizados e outras melhorias

Para facilitar a comunicação sobre um transporte RDMA, o kernel Linux 4.11 vem com um novo tipo de soquete SMC-R, o compilador LLVM / Clang agora pode ser usado para compilar ferramentas de perf do espaço do usuário, e há suporte para vários novos dispositivos, ARM SoCs, Etc. (uma lista mais ou menos completa pode ser visualizada no shortlog anexado).

Muitos drivers foram atualizados nesta versão, melhorando assim o suporte a algum hardware, como GPUs Nvidia e tablets Wacom. Um novo controlador de grupo de controle facilita o acesso à largura de banda e recursos do RDMA, o swap também foi melhorado e os sistemas de arquivos EXT4, Btrfs, XFS e F2FS receberam otimizações menores.

O tarball de origem do kernel Linux 4.11 está disponível para download agora a partir do kernel.org ,  se você quiser compilá-lo em seu computador Linux, mas é atualmente marcado como "mainline", o que significa que esperamos Para aterrissar nas repos estáveis ​​de nossa distro favorita quando a liberação do primeiro ponto sair nas próximas semanas. A janela de mesclagem para o Linux kernel 4.12 está agora oficialmente aberta!


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário