FERRAMENTAS LINUX: O codec de áudio sem perdas open source Opus, vê atualização principal com muitas melhorias.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

O codec de áudio sem perdas open source Opus, vê atualização principal com muitas melhorias.







O Opus 1.2 adiciona muitos novos recursos e aprimoramentos



Opus, o formato de codificação de áudio com perda padrão padrão desenvolvido pela Fundação Xiph.Org foi recentemente atualizado para a versão 1.2, uma grande versão que adiciona muitas melhorias de qualidade, vários novos recursos e dezenas de correções de bugs.

O Opus 1.2 é uma versão estável que ocorre cerca de três anos e meio após a série 1.1 do codec, adicionando mudanças emocionantes, como aprimoramentos de qualidade de música e voz no intervalo 32-48 kb / s e 12-20 kbit / s, respectivamente Melhor codificação VBR para o modo híbrido, bem como SSE CELT e otimizações genéricas.

"As melhorias de qualidade de fala mais visíveis, no entanto, provêm da sintonização feita no modo híbrido. O modo híbrido é quando SILK é usado para codificar freqüências de fala até 8 kHz enquanto  o CELT é usado para codificar as freqüências remanescentes, de 8 a 20 kHz, "Leia as notas de versão .

O modo CELT obtém suporte DTX, melhorando o gerenciamento de SBR SILK

O Opus 1.2 também possui suporte DTX para o modo CELT, várias melhorias de desempenho para o processamento SILK CBR, suporte para pacotes de codificação direta de até 120 ms, melhor uso de uma largura de banda de voz mais ampla, incluindo fala de banda larga a partir de 14 kbit / s, bem como Vários arranjos do capacete.

Mas isso não é tudo, uma vez que esta atualização importante para o codec Opus tem um monte de melhorias relacionadas à velocidade que podem interessar o mesmo de você, fazendo a codificação de música. Estes incluem otimizações para o hardware x86 (SSEx) e ARM (principalmente Neon), tornando a codificação mais rápida mesmo em CPUs mais antigas.

Como a Opus é amplamente utilizada hoje em uma grande variedade de dispositivos e plataformas, incluindo os sistemas operacionais móveis iOS e Android da Google, bem como todos os principais navegadores da Web, acreditamos que é imperativo que esses fabricantes atualizem o codec para o mais recente Opus 1.2 Liberte o mais rápido possível.

Aqueles que desejam instalar o Opus 1.2 em seus computadores pessoais podem baixar o tarball fonte agora para sistemas operacionais GNU / Linux, MacOS e Microsoft Windows. Todos os usuários que executam Opus 1.1.5 ou compilações anteriores são instados a atualizar para a versão 1.2 imediatamente após ler este artigo.



Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário