O Netplan agora é implementado por padrão em Artful Aardvark.
No ano passado, em agosto, o Martin Pitt da Canonical, o mantenedor sistema para o sistema operacional Ubuntu Linux, anunciou os planos da empresa para unificar e limpar a configuração de rede no Ubuntu Linux.
Eles introduziram o netplan , um projeto que prometeu centralizar a configuração da rede para todas as versões do sistema operacional Ubuntu Linux, incluindo Desktop, Server, Cloud e Core (Snappy) em um único arquivo (por exemplo, /etc/netplan/*.yaml) em vez de Usando arquivos / etc / network / interfaces.
A implementação do netplan no Ubuntu significaria a substituição do ifupdown e a capacidade dos instaladores de gerar apenas os arquivos de configuração de rede baseados em YAML, dando aos desenvolvedores do Ubuntu a flexibilidade de alternar dinamicamente entre backends múltiplos como NetworkManager e systemd-networkd.
O Netplan é o método de configuração padrão para rede no Ubuntu 17.10
Hoje, o Mathieu Trudel-Lapierre da Canonical anunciou que o netplan desembarcou nos repositórios do próximo sistema operacional Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) como método de configuração padrão para redes, substituindo ifupdown. Atualmente, está incluído nas imagens mínimas e deve estar disponível em todas as novas instalações.
"O Netplan pretende ser o método de configuração padrão para redes em 17.10", diz Mathieu Trudel-Lapierre no anúncio da lista de discussão. "O Netplan pode usar NetworkManager ou systemd-networkd para renderizar a rede do jeito que você quiser".
O Ubuntu 17.10 está em desenvolvimento nos dias de hoje, nem tudo funcionará conforme o esperado, então, se você não vê o netplan ou o ifupdown desaparecer corretamente de suas instalações padrão, não hesite em enviar um relatório de erro via Launchpad ou entre em contato com o desenvolvedor diretamente através do Anúncio (link acima).
Uma configuração de netplan simples foi implementada no Ubuntu desde o lançamento do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) para as imagens do Ubuntu Desktop para permitir que o NetworkManager controle os dispositivos de rede, mas agora será o padrão para o sistema operacional Ubuntu 17.10, que será lançado no final deste ano , Em 19 de outubro de 2017.
Obrigado Simon Quigley pela dica de notícias!
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário