FERRAMENTAS LINUX: O KDE Plasma 5.12 Desktop Environment chega em janeiro de 2018 como o próximo Release LTS.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

O KDE Plasma 5.12 Desktop Environment chega em janeiro de 2018 como o próximo Release LTS.



O KDE Plasma 5.11 versão normal a partir de 21 de setembro de 2017



O desenvolvedor do KDE e o mantenedor do KDE Neon, Jonathan Riddell, anunciam hoje que a próxima série LTS (Long Term Support) do ambiente de desktop KDE Plasma será a versão 5.12, que deverá ser lançada em janeiro de 2018.

Uma reunião foi realizada recentemente pela equipe de desenvolvimento do KDE Plasma para decidir qual versão do ambiente de desktop para distribuições GNU / Linux se tornará LTS para substituir a atual série KDE Plasma 5.8 a longo prazo, que deve chegar ao fim da vida em 10 de abril, 2018, com a versão KTS Plasma 5.9.8 LTS.

"A equipe de Plasma teve uma reunião gigantesca de 2,5 horas para discutir alguns dos aspectos dos lançamentos de Plasma no futuro. Grande parte do debate foi sobre quando fazer um lançamento LTS e nós fomos com Plasma 5.12 em janeiro", revela Jonathan Riddell em seu último anúncio do blog .

A decisão foi principalmente feita por causa do projeto do openSUSE, que precisa implantar uma versão LTS do ambiente de desktop do KDE Plasma para a próxima versão principal do sistema operacional openSUSE Leap, que provavelmente chegará no final deste ano com base no SUSE Linux Enterprise 15.

KDE Plasma 5.12 deve ser suportado por pelo menos 2 anos
Portanto, o plano agora é continuar a desenvolver o próximo ambiente de desktop do KDE Plasma 5.11, que está batendo nas ruas após as férias de verão, em 21 de setembro de 2017, e depois prepare-se para o próximo lançamento do LTS que irá substituir o KDE Plasma existente 5.8 Instalações LTS.

O KDE Plasma 5.12 LTS provavelmente exigirá o framework de aplicação de código aberto e plataforma cruzada Qt 5.9 recentemente lançado e deve ser suportado por pelo menos 2 anos, até 2020. Atualizações de manutenção serão fornecidas seguindo o mesmo cronograma de Fibonacci como KDE Plasma 5.8 LTS Series.

Infelizmente, há algumas más notícias para os usuários do Wayland, já que o KDE Plasma 5.12 não será enviado com os novos recursos do Plasma Workspace para o servidor de exibição do próximo gênero. "Nós também proibimos novos recursos que podem afetar o porto Wayland, a menos que eles já estejam funcionando em Wayland", diz Riddell.

Até então, os usuários podem aproveitar o novo ambiente de desktop do KDE Plasma 5.10 em seus sistemas operacionais GNU / Linux, que já receberam o seu primeiro lançamento no outro dia. O KDE Plasma 5.10 é um ramo de curta duração, suportado até 22 de agosto de 2017, mas vem com inúmeros novos recursos interessantes .

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário