FERRAMENTAS LINUX: O Driver Gráfico para Linux Nvidia 384.59 adiciona o suporte para GPUs GeForce GT 1030 e mais.

terça-feira, 25 de julho de 2017

O Driver Gráfico para Linux Nvidia 384.59 adiciona o suporte para GPUs GeForce GT 1030 e mais.


A placa gráfica Nvidia GeForce MX150 também é suportada
A Nvidia anunciou na segunda-feira o lançamento de um novo driver de gráficos de longa duração para sistemas operacionais Linux, FreeBSD e Solaris, versão 384.59, adicionando suporte para novas GPUs, além de um monte de correções de bugs e melhorias.

A Nvidia 384.59 é agora considerada a versão mais avançada do driver de gráficos proprietário para plataformas GNU / Linux, FreeBSD e Solaris, que os usuários devem instalar em seus computadores pessoais executando uma GPU Nvidia suportada imediatamente após ler este artigo.

O driver de vídeo Nvidia 384.59 está aqui para adicionar suporte para as placas gráficas Nvidia GeForce GT 1030 e Nvidia GeForce MX150. Ele também atualiza o nvidia-persistenced para inicializar o nvidia-modeset.ko kernel module além do nvidia.ko ao configurar o modo de persistência.

Um filtro de transformação "Mais próximo" agora é suportado no driver X
Entre outras melhorias notáveis ​​que a Nvidia implementou nos amplificadores Nvidia 384.59 de longa duração, podemos citar um nvidia-installer atualizado que agora pode marcar os módulos do kernel com o tipo de arquivo SELinux "modules_object_t" e o suporte para um filtro de transformação "Mais próximo" O driver X.

"Isso faz com que o driver X use a filtragem de vizinhança mais próxima ao executar transformações de tela. O filtro pode ser solicitado através do argumento 'filtro' para o RRSetCrtcTransform de RandR ou através do token MetaMode 'ResamplingMethod'", explique os desenvolvedores Nvidia nas notas de versão.

A atualização também remove o suporte para verificar e baixar qualquer pacote de driver Nvidia Linux atualizado, bem como interfaces de kernel pré-compiladas do nvidia-installer, pois a funcionalidade parece ter sido insegura, usada através de protocolos FTP e HTTP não criptografados e usando o código não mantido.

Além disso, o Nvidia 384.59 restaura algumas verificações de sanidade que foram removidas acidentalmente do processo de compilação do módulo do kernel no driver de gráficos Nvidia 355.06 e estende as informações reportadas pela extensão Nvidia Xinerama X para também relatar displays PRIME.

Todos os usuários são convidados a atualizar para o Nvidia 384.59 o mais cedo possível e você pode baixar os binários do Linux de 64 bits ou 32 bits , bem como também para o FreeBSD e o Solaris agora mesmo ou diretamente da Nvidia. O changelog completo está anexado abaixo se você estiver curioso para ver quais erros foram esmagados nesta atualização.


Changelog

Suporte adicionado para as seguintes GPUs: 

 GeForce GT 1030 
 GeForce MX150 

Corrigido um erro que impediu que as alterações na atribuição de olho estéreo fossem aplicadas a partir do painel de controle do nvidia-settings. 
Corrigido um erro que causou S4 suspender (também conhecido como "hibernação") para pendurar durante a suspensão quando o SLI foi habilitado. 
Corrigido um erro onde os dispositivos não seriam devidamente enumerados pelo driver Vulkan. Consulte a seção "Problemas conhecidos" do README para obter mais detalhes. 
Corrigido um erro que poderia fazer com que aplicativos OpenGL falhassem depois de chamar glDeleteBuffers em VBOs que foram remapeados com ARB_vertex_attrib_binding. 
Corrigido um erro que às vezes pode fazer com que as aplicações OpenGL sejam bloqueadas até que o servidor X receba a entrada. 
Corrigido um erro que causou as configurações do nvidia para soltar os valores do BusID do dispositivo ao fazer alterações em um arquivo de configuração X existente. 
Corrigido uma regressão que impediu o nvidia-xconfig de consultar algumas GPUs, por exemplo, ao executar `nvidia-xconfig -a`. 
Corrigido um erro que causou a reprodução do VDPAU para ser corrompido quando estendido para coordenadas além de 16384 pixels. 
Atualizado nvidia-persistenced para inicializar nvidia-modeset.ko além de nvidia.ko ao configurar o modo de persistência. 
Restaurou várias verificações de sanidade que foram inadvertidamente removidas do processo de compilação do módulo do kernel no driver 355.06. 
Adicionado suporte para um filtro de transformação "Mais próximo" no driver X. Isso faz com que o driver X use o filtro de vizinhança mais próximo ao executar transformações de tela. O filtro pode ser solicitado através do argumento 'filtro' para RRSetCrtcTransform do RandR ou através do token MetaMode 'ResamplingMethod'. 
Corrigido um erro onde o nvidia-installer instalaria uma versão incorreta do arquivo de configuração Vulkan ICD quando o GLVND estiver desativado para o cliente GLX. 
Corrigir um erro com GLX_EXT_buffer_age onde valores de idade de buffer incorretos seriam relatados para as configurações de SLI AFR. Em tais configurações, a idade do buffer já pode ser maior que 3, a idade máxima prévia do buffer. 
Corrigido um erro que poderia causar suspensão e Xids ao executar transformações RandR com Overlay e SLI habilitado. 
Ampliou a informação reportada pela extensão NVIDIA Xinerama X para relatar displays PRIME, além de exibições conectadas diretamente. 
Corrigido um erro que provocou a aparição de dispositivos de áudio HDMI ou desapareceu de forma inconsistente quando os dispositivos HDMI foram instalados em hotplugged ou desconectados. 
Corrigido um erro que poderia causar erros de driver ao configurar os modos nas telas X que funcionavam no Depth 8 ou Depth 15. 
Corrigido um erro que poderia causar pânico de kernel intermitente quando executado com PRIME Sync. 
Corrigido um erro que causou um pânico do kernel quando o hotplugging HDMI é exibido em alguns mini PCs Zotac. 
Atualizado o nvidia-installer para rotular os módulos do kernel com o tipo de arquivo SELinux 'modules_object_t'. Algumas políticas SELinux do sistema só permitem o carregamento de módulos do kernel com este tipo de arquivo SELinux. 
Suporte removido para verificação e download de pacotes de driver atualizados e interfaces de kernel pré-compiladas do nvidia-installer.


Fonte   

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário