FERRAMENTAS LINUX: O kernel GNU Linux-Libre 4.12 foi lançado oficialmente para aqueles que buscam 100% de liberdade.

terça-feira, 4 de julho de 2017

O kernel GNU Linux-Libre 4.12 foi lançado oficialmente para aqueles que buscam 100% de liberdade.


Baseia-se na série do kernel Linux 4.12 .



Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade imediata do kernel GNU Linux-Libre 4.12, um kernel livre e livre de 100% que não usa nenhum driver proprietário.

Vindo apenas um dia após o lançamento do kernel 4.12 do Linux, o kernel GNU Linux-libre 4.12-gnu é baseado na série do kernel do Linux 4.12, mas apresenta desblobbing para muitos dos drivers recém-adicionados do upstream. Estes incluem o Realtek RTL8723BS Wi-Fi, para processamento de sinal de imagem Intel Atom, para a implementação do protocolo Nokia H4 +, bem como para a implementação do protocolo Bluetooth HCILL.

Além disso, desbloqueia o driver Tegra GPU que já estava presente em lançamentos anteriores do kernel, mas atualizado no Linux 4.12 para suportar mais firmware proprietário para as placas gráficas tegra124 / vic03 e tegra210 / vic04. Ele também atualiza o desbloqueamento de muitos drivers que foram desblobados anteriormente, incluindo os drivers AMDGPU, Nouveau e Intel i915 csr GPU e o driver de som Intel Skylake.

Deblobbing para o driver WiLink NFC não mais

O kernel Linux 4.12 sendo um dos maiores lançamentos, há algumas mudanças no kernel GNU Linux-libre 4.12-gnu, e parece que os nomes de blob de vários outros drivers também precisam ser atualizados, inclusive para o sintonizador de mídia si2157 , I2108 dvb frontend, iwlwifi, rtl8723be wifi, tela táctil silead e wifi ath10k. Além disso, o desbloqueamento para o driver WiLink NFC não é mais porque ele foi removido a montante.

"O desbloqueio para o driver WiLink NFC desapareceu, já que o driver inteiro foi removido upstream. Com isso, além da variedade usual de novos falsos positivos em todo o lugar, a nova versão ficou limpa o suficiente para passar no teste de deblob-check, o que indica que é Sanitizados e recomendados para consumo por públicos de todas as idades ", diz Alexandre Oliva no anúncio da lista de discussão .

Por último, mas não menos importante, o desbloqueamento do driver de gráficos Intel i915 csr e o driver do kernel Linux iwlwifi suportam que vários adaptadores LAN sem fio da Intel foram atualizados para remover URLs que estavam apontando para páginas ou repositórios que fornecem blob. Se você quiser executar software 100% livre em sua distribuição GNU / Linux, recomendamos baixar e compilar o kernel GNU Linux-libre 4.12 .


Até a  próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário