Aprenda a encontrar arquivos usando o terminal!
Por uma infelicidade, incluindo o Ubuntu, a busca padrão de arquivos GUI não é a maneira mais útil de encontrar arquivos.
Com uma certa dose de paciência podemos encontrar arquivos de forma bem rápida e fácil usando a já conhecida linha de comando, e suas opções para isso são realmente poderosas se você quiser aprender um pouco sobre isso.
Locate (Localizar)
O comando fácil e rápido é chamado de "locate". Para usar este comando no terminal, basta digitar:
$ locate -i searchstring
Esse comando fará a procura em todos os arquivos e diretórios que tenham "searchstring" no nome, e -i significa que a pesquisa não é sensível a maiúsculas de minúsculas (ou seja, encontrará searchstring, Searchstring, sEaRcHsTrInG e assim por diante).
Os resultados são instantâneos porque o sistema criou um banco de dados (também conhecido como índice) para dizer onde os arquivos estão localizados. O único problema é que os arquivos recém-criados ou movidos podem não ser encontrados corretamente até a próxima atualização do banco de dados e você não tem muitas opções para escolher para sua pesquisa.
Forçar locate para atualizar o banco de dados / índice é feito com o comando sudo updatedb e não demora muito tempo.
$ locate -i ferramentaslinux.desktop
Find (Encontrar)
O comando "find" é um comando muito mais poderoso que está disponível para você.
Com esse comando, você pode dizer aonde "encontrar". onde procurar, quais serão os critérios a serem usados em sua pesquisa e quais as ações a serem realizadas uma vez que você encontrou o que está procurando.
A sintaxe para esse comando é :
$ find <onde começar a pesquisar> <critérios de pesquisa> <ações a serem tomadas>
Caso você não adicione nenhum parâmetro, o comando find encontrará o padrão na pesquisa no diretório de trabalho atual (ou " ."), não usa nenhum critério de pesquisa (padrão para mostrar todos os arquivos) e -print (que, apesar do nome, exibe ou " imprime, "os resultados na tela) como a única ação a ser realizada.
Dois exemplos:
$ sudo find / -type f -mmin -10
No exemplo acima, será encontrado (começando no diretório raiz ou / e pesquisando recursivamente subdiretórios) todos os arquivos normais ( -type fsignifica arquivos normais, sem isso ele encontrará arquivos normais + arquivos especiais + diretórios) que foram modificados há menos de dez minutos (- mmin -10) e, em seguida, exiba os resultados para você.
Isso é muito útil se você souber que você editou um arquivo recentemente, mas não sabe onde você o colocou, ou precisa encontrar um arquivo de log para um programa que caiu.
Você pode adicionar o comando sudo aqui porque o find não procura arquivos / diretórios com os quais o usuário atual não possui permissões e retornará mensagens de erro se você não for um administrador - apenas tenha cuidado!
$ find ~ -iname "* new *" -exec mv -v {} / media / current-projects / \;
O comando acima, encontrará tudo em seu diretório inicial (~) com um nome, insensível a maiúsculas e minúsculas (-iname), contendo novo ("* novo *") e execute (-exec) um movimento (mv) dos resultados ({}) para / media / current-projects / (a \; é requerido por -exec para mostrar o fim do comando a ser executado). Então, todos os seus arquivos serão movidos para o mesmo local. mv -v exibe os resultados do comando mover com (-v) mensagens eróticas.
Outro aviso com o comando -exec, embora seja poderoso, quando usado sem cuidado, você pode substituir todo o diretório pessoal ou disco inteiro - então tenha cuidado!
Catfish -A opção para GUI
Para aqueles que simplesmente não podem fazer sem o uso de uma GUI, você pode encontrar o programa Catfish nos repositórios - isso permite que você execute ambos os comandos locate e find com o uso de um front-end gráfico, mas é muito limitado nas opções.
Pense no Catfish como sendo um equivalente à pesquisa do Windows. Se você quer ter um poder total de encontrar, você precisará executá-lo a partir da linha de comando, usando as dicas rápidas acima.
Para baixar o Catfsh do Ubuntu Software Center, basta clicar no liink abaixo!
Agora responda! Qual desses métodos você prefere para encontra arquivos?
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário