Baseia-se na série de kernel Linux 4.13 !
Alexandre Oliva, o mantenedor do projeto GNU Linux-libre, uma iniciativa de código aberto para fornecer uma versão 100% gratuita do kernel Linux para aqueles que procuram 100% de liberdade, anunciou o lançamento do kernel GNU Linux-libre 4.13.
Novos lançamentos GNU Linux-libre sempre saem alguns dias após o lançamento final de um novo ramo de kernel do Linux. Portanto, como o Kernel Linux 4.13 foi oficialmente lançado no fim de semana passada por Linus Torvalds, é hora de uma nova versão GNU Linux-libre, neste caso GNU Linux-libre 4.13.
O kernel GNU Linux-libre 4.13 parece ser um grande lançamento que desbloqueou mais drivers do que o anterior. Entre os drivers que precisavam deblobbing, podemos citar o codificador e o decodificador Qualcomm Venus V4L2, o ADSP da Qualcomm e o WCNSS, bem como o mecanismo criptográfico SafeXcel da Inside Secure.
Os controladores Mellanox Technologies Spectrum, Cavium Nitrox CNN55XX e Quantenna QSR10g precisavam do deblobbing também no GNU Linux-libre 4.13, que também adiciona pequenas modificações à lógica de desbloqueio por liberação para os drivers Redwine Sinais WLAN, IWLWIFI e AMDGPU porque a fonte o código foi reorganizado.
Uma vez desbloqueado, o kernel é compilado como de costume
De acordo com o anúncio da lista de correspondência , o desblobagem também era necessário para os drivers ath10k, Adreno A5xx, brcmfmac, Intel i915 CSR, Silead DMI e wil6210. Os desenvolvedores GNU Linux-libre revelaram o fato de que a versão 4.13, baseada no kernel 4.13 do Linux, compilará como de costume uma vez desbloqueada.
Portanto, se você estiver procurando por ter um sistema operacional 100% livre executado sob o capô do seu computador pessoal, recomendamos o download e a compilação do kernel GNU Linux-libre 4.13 . Caso contrário, você pode avançar e atualizar para o kernel do Linux 4.13, que também está disponível para download agora mesmo no kernel.org .
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário