segunda-feira, 2 de outubro de 2017
Conheça as distribuições Linux para uso no modo kiosk ou tela cheia
Conheça essas distribuições !
Imagine o seguinte cenário:
Se você vai pegar dinheiro do caixa ou perguntar se eles têm um livro em sua biblioteca, você notará que o computador mostra um único aplicativo , geralmente é um navegador da Web, do qual você pode executar ações limitadas .
Isso é conhecido como modo Kiosk ou tela cheia, já que só é visto um aplicativo de tela cheia para executar determinadas operações e não temos acesso às outras aplicações ou ao conteúdo desse PC.
No mundo do Linux, existem distribuições especializadas ao oferecer esta função de modo kiosk. Eles são projetados para que se possa configurar um computador para um uso específico ou limitado, como informações de consultoria na web ou visualização de um banco de dados de nossos produtos , para citar dois exemplos comuns.
Podemos usá-lo em casa se tivermos visitantes e não queremos esconder pastas ou documentos privados ou criar uma conta de convidado no Windows ou no Linux.
Porteus Kiosk
O Porteus Kiosk é rápido, pequeno e seguro. Isto é o que define o Porteus Kiosk , considerada como uma das melhores distribuições Linux no modo quiosque e que cuida da sua aparência e personalização, bem como de segurança e bom funcionamento em qualquer tipo de computador.
Para começar, podemos usar o Porteus Kiosk a partir de um CD / DVD, uma placa USB ou do disco rígido do computador, uma vez que o instalamos. O ISO só ocupa 80 MB .
O objetivo do Porteus Kiosk é mostrar-nos apenas o Firefox ou o Google Chrome em tela cheia. Podemos configurar a página inicial , local ou internet, e permite instalar plugins e plugins no navegador, como Adobe Flash ou Java, para trabalhar em qualquer página ou aplicativo.
Outro incentivo é que ele tem drivers para que possamos lidar com o Porteus Kiosk em telas sensíveis ao toque e não temos problemas com as impressoras se você precisar imprimir conteúdo. Por outro lado, tem sua própria ferramenta, o Kiosk Wizard , para personalizar sua operação e o que ela irá exibir na tela.
Webconverger
Com a versão gratuita e paga, o Webconverger é outra distribuição prática do Linux para usar um computador no modo quiosque em locais públicos.
Seu instalador ocupa 460 MB e você pode instalá-lo no disco e na memória USB. Também não exige que você configure nada , pois está configurado sozinho uma vez que acessamos a internet.
Se você precisa personalizar a experiência, pode assinar a opção de pagamento e solicitar alterações ou especificações para você.
JustBrowsing
O uso principal de um computador no modo quiosque é oferecer um navegador web para consulta, local ou na internet.
Daí o nome de JustBrowsing , uma distro Linux para navegar na internet. Nada mais. Para fazer isso, ele oferece duas opções: Mozilla Firefox ou Google Chrome.
Não é necessária nenhuma instalação. Você pode executá-lo a partir de um CD ou de um USB . Além do navegador, inclui calculadora, editor de texto, media player e outras ferramentas na forma de aplicativos web pré-instalados .
Caso deseje instalar o JustBrowsing, você pode fazê-lo diretamente no disco do computador ou em uma máquina virtual.
Caso contrário, tanto o Firefox quanto o Chrome possuem extensões pré-instaladas para melhorar a experiência e, por padrão, usa o mecanismo de busca DuckDuckGo em vez do Google.
Can Bike OS
O Can Bike OS é um sistema operacional que possui uma versão no modo quiosque.
Baseia-se na distrofia Puppy, ideal para computadores com hardware obsoleto (256 MB RAM), e podemos usá-lo a partir de um CD sem instalá-lo.
Basicamente, nele teremos acesso ao navegador, neste caso o SeaMonkey , com base na Mozilla e pouco mais.
Instant WebKiosk
Para terminar esta lista, temos o Instant WebKiosk , que faz jus ao seu nome.
Ligue o computador, acesse um navegador da Web em tela cheia para o qual você pode aplicar as mudanças desejadas , e quando você reiniciar ou desligar, suas configurações e seus dados de navegação (histórico, cache, cookies ...) serão apagados.
Portanto, é ideal para espaços públicos onde vários usuários vão usá-lo sem medo de deixar seus dados à vista dos outros.
No Instant WebKiosk você encontrará o Google Chromium, a versão de desenvolvimento do Chrome, com algumas extensões para ver documentos PDF, abrir documentos, etc.
Além disso, ele facilita a impressão de documentos graças aos seus drivers para impressoras USB e dificilmente tem que configurar qualquer coisa se tivermos conexão com a internet.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Linux,
#Notícia,
Distros Kiosk,
Distros Linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário