FERRAMENTAS LINUX: O Java 9 estreia com a abordagem modular da serra de vaivém no JavaOne

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O Java 9 estreia com a abordagem modular da serra de vaivém no JavaOne



O longo e lento processo de construção de novos lançamentos Java está obtendo uma grande revisão em Java 9, já que o projeto Jigsaw finalmente aterrissa.



A versão 9 da plataforma Java Standard Edition (Java SE) agora está geralmente disponível trazendo consigo uma série de novos recursos para ajudar a tornar o Java mais modular e eficiente. Na conferência JavaOne em San Francisco em 2 de outubro, Mark Reinhold, Arquiteto-Chefe, Java Platform Group da Oracle, delineou alguns dos novos aprimoramentos do Java 9 e forneceu uma visão sobre o próximo.

"O Java 9 está aqui", disse Reinhold. "Isso significa que Jigsaw está aqui".

O Project Jigsaw é um esforço que a Oracle tem falado desde setembro de 2010, logo após a conclusão da empresa pela aquisição da Sun Microsystems. Jigsaw é um esforço para transformar Java em uma pilha mais modular, incluindo um subsistema de módulo para ajudar a tornar a linguagem de programação mais eficiente.

"No Project Jigsaw nos propusemos resolver dois problemas fundamentais na plataforma Java", disse Reinhold. "Um é o Classpath que é frágil e propenso a erros, o outro é o JDK maciço e monolítico".
O Classpath é um parâmetro que especifica a localização de classes e pacotes para uma Java Virtual Machine (JVM) ou um compilador Java, enquanto o Java Development Kit (JDK) é o ambiente de desenvolvimento para a construção de aplicativos Java. Em Java 9, graças à Jigsaw, existe agora um sistema modular que substitui o Classpath, como um modelo mais intuitivo, otimista para o desenvolvimento de pacotes e locais de biblioteca.

"O sistema de módulos ajuda os desenvolvedores a escapar do inferno de classpath porque fornece uma alternativa mais limpa e segura", disse Reinhold.

Reinhold acrescentou que, quando os arquivos jar (Java ARchive) são usados, o sistema modular garante certas propriedades aos desenvolvedores ao compilar ou executar o código que nem sequer pode ser expresso no sistema classpath. A primeira propriedade que o sistema do módulo Java 9 garante é uma configuração confiável.

"Configuração confiável significa que se um módulo requer outro, então esse outro módulo estará presente e nenhum dos módulos presentes estará em conflito com outros", disse Reinhold.

A garantia do segundo núcleo feita pelo novo sistema de módulos em Java 9 é um forte encapsulamento. Reinhold explicou que, com um forte encapsulamento, o código que está fora de um módulo específico só pode acessar as classes e interfaces nos pacotes que foram explicitamente exportados pelo módulo.

"Isso significa que você pode ocultar suas APIs internas e alterá-las sempre que quiser", disse Reinhold.

Refatoração JDK

Em geral, o Java 9 provavelmente será significativamente menor para os desenvolvedores, graças ao sistema de módulos e uma refatoração do próprio JDK para ser mais escalável. Reinhold disse que a Oracle tomou o sistema de módulos e aplicou-se também à plataforma Java.

"Depois de anos de meticulosa refatoração, conseguimos dividir o sistema em um conjunto de 26 módulos Java SE padrão", disse Reinhold.

Então, agora em vez de exigir uma grande instalação monolítica para habilitar o desenvolvimento de Java, Reinhold disse que com o Java 9, os desenvolvedores podem escolher configurações mais otimizadas. Usando uma nova opção de configuração JDK chamada jlink, os desenvolvedores agora podem configurar um sistema de tempo de execução personalizado que usa apenas os módulos Java que eles precisam.

Reinhold observou que existem muitos novos recursos no Java 9 e ele não espera que os desenvolvedores os abraçem durante a noite.

"Foi uma longa estrada para entregar Jigsaw e será um longo caminho para sua ampla adoção e isso é bom", disse Reinhold. "Muitos de vocês irão usar a nova natureza modular do Java 9 muito antes de usar o sistema do módulo em seu próprio código.

Java 10

Olhando para além do Java 9, a Oracle se comprometeu com uma nova abordagem de desenvolvimento para o que seria chamado de Java 10. Reinhold disse que nos últimos 20 anos, Java evoluiu em etapas grandes, irregulares e um pouco imprevisíveis.

"O Java precisa avançar mais rápido", Reinhold disse: "Agora vamos ter uma nova versão a cada seis meses em um modelo baseado em tempo estrito e os recursos só entrarão quando estiverem prontos".

O próximo grande lançamento do Java, provavelmente será chamado de Java 18.3 e estará disponível em março de 2018 e deverá ser seguido seis meses depois com outro lançamento em setembro de 2018. Reinhold disse que já existe um pipeline de recursos grandes e pequenos em o roteiro que irá aterrar no novo modelo de lançamento Java.

"Esperamos que todo esse trabalho não apenas continue a avançar, mas avançar mais rápido", disse Reinhold.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário