FERRAMENTAS LINUX: Roma mantém seu compromisso com o Open Source

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Roma mantém seu compromisso com o Open Source




Roma se mantem firme no seu compromisso.


A cidade de Roma , a capital da Itália, tomou a decisão de abandonar as soluções privadas que utiliza em favor de alternativas de código aberto. Os motivos dados pela corporação municipal foram a poupança de custos e a prevenção de dependência excessiva dos fornecedores.

Como é esta transição de Roma para o Open Source? Os passos estão sendo realizados? Aparentemente, a cidade da capital da Itália não vai se apressar , talvez para dar as medidas para que elas não acabem impactando negativamente a produtividade de servidores públicos e funcionários públicos. A equipe que trabalha para o Departamento de Inovação Digital fez um inventário no início do ano de todas as soluções utilizadas no nível do servidor e da área de trabalho, sendo este o primeiro passo para fazer uma transição da solução para a solução . Serão os gerentes de aplicativos e contratos responsáveis ​​por garantir que as alternativas de código aberto sejam encontradas em cada área.

No momento, é possível enfatizar o processo de transição para o LibreOffice das 14 mil estações de trabalho pertencentes ao conselho da cidade distribuídos por toda a cidade. Cada noite, o pacote de software gratuito está instalado em 100 PCs, embora no momento seja permitido continuar usando o software proprietário atribuído a esse segmento. Com a ajuda do fornecedor de soluções de escritório privado, o departamento de TI do município está medindo o uso de diferentes ferramentas de produtividade, sendo o menos usado o primeiro a ser alterado para o LibreOffice. Por outro lado, não há intenção de forçar a mudança para aqueles que fazem uso intensivo das soluções privativas , porque esse movimento pode acabar gerando resistência por parte dos usuários.

Além da transição para o LibreOffice, a cidade de Roma lançará um programa piloto em 2018 que tentará introduzir o GNU / Linux nas estações de trabalho. Felizmente, parte da equipe de TI da corporação municipal tem experiência com este sistema, tanto no nível de desktop quanto no servidor, por isso é capaz de resolver problemas relacionados a drivers, pastas compartilhadas e periféricos de diferentes naturezas (com especial atenção ao impressoras).

À medida que o processo de transição termina, a cidade de Roma renovará os contratos com fornecedores de TI entre 2018 e 2020.



Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário