O Linux agora gerencia 100% dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo.
Segundo as estatísticas mais recentes dos super-computadores hawks TOP500 onde é publicada uma lista semestral dos mais poderosos sistemas de informática disponíveis no mundo.
O Linux teve uma dominação de muito tempo nessa lista do TOP500, alimentando a maioria das máquinas que a compõem. Na última contagem, que foi feita em junho, 99,6% (ou 498) dos 500 melhores supercomputadores rodam o Linux,
Só que a partir de novembro de 2017, esse número passou a representar 100%: ou seja, os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo agora estão usando o Linux.
Vale observar que muitas dessas máquinas não estão executando a sua distro padrão de Desktop e sim uma versão que é altamente personalizada e especializada do Linux. E uma minoria das máquinas faz algo que seja mais familiar dos usuários de Linux.
- 5 supercomputadores executam o Ubuntu
- 20 supercomputadores executam alguma forma de RedHat Enterprise Linux (RHEL)
- 109 supercomputadores correm com o Red Hat afiliado CentOS
O Sunway TaihuLight da China, é atualmente o super computador mais rápido sendo alimentado por uma quantidade colossal de mais de 650.000 CPUs, esse monstro executa uma versão personalizada do Linux chamada 'Sunway RaiseOS', possui uma velocidade de processamento de 93 petaflops - ou o poder equivalente de 2 milhões de laptops trabalhando em uníssono.
O "Monstro" Sunway TaihuLight
Sunway TaihuLight esquema
Estima-se que a máquina fique 33% mais rápida nos próximos anos, aumentando sua proeza de processamento para mais de 120 petaflops.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário