FERRAMENTAS LINUX: O Sistema operacional SparkyLinux lançado para o Raspberry Pi, com base no Debian Stretch

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O Sistema operacional SparkyLinux lançado para o Raspberry Pi, com base no Debian Stretch


O SparkyLinux 4.7 ARMhf para Raspberry Pi está liberado fora
Os desenvolvedores do SparkyLinux lançaram o sistema operacional SparkyLinux 4.7 para arquiteturas de hardware ARMhf suportadas em computadores de placa única Raspberry Pi.

Este é o primeiro lançamento do sistema operacional SparkyLinux baseado em Debian para chegar às minúsculas SBCs de framboesa, provavelmente apoiando os computadores de placa única Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3. O porto ARMhf do SparkyLinux estava em desenvolvimento nos últimos dois meses.

Com base no mais recente sistema operacional Debian GNU / Linux 9 "Stretch", o SparkyLinux 4.7 para ARMhf inclui todos os scripts e pacotes Raspberry Pi, e é distribuído em dois sabores, uma versão gráfica usando o gerenciador de janelas Lightbox e um Lite baseado em texto edição que permite personalizar o sistema operacional conforme você entender.

Aqui está o que está incluído no SparkyLinux 4.7 para Raspberry Pi

O SparkyLinux 4.7 para o sistema operacional Raspberry Pi recebeu um monte de melhorias desde o último lançamento de desenvolvimento, e agora é alimentado pela série de kernel Linux 4.4 suportada a longo prazo. Por exemplo, Thunar agora é usado como gerenciador de arquivos padrão em vez de PCManFM, assim como Aria2 como gerenciador de download padrão em vez de uGet.

Os desenvolvedores também corrigiram todos os problemas conhecidos relatados pelos usuários, mudaram "volumeicon" com "pnmixer" para uma melhor compatibilidade com o servidor de som padrão e para permitir que os usuários usem o rolo da roda do mouse para alterar o nível de volume através do ícone do painel e mudou para o NetSurf como navegador web padrão.

"O navegador da Web mudou para o NetSurf. É um navegador muito, muito leve, que não congelou durante meus testes pesados", disse um dos desenvolvedores SparkyLinux no anúncio de lançamento . "Instale seus navegadores web favoritos através do gerenciador de pacotes ou da ferramenta de instalação do navegador web Sparky, se desejar".

Além disso, GNOME MPlayer é usado como player de filme padrão e ALSA Player como player de música padrão. Também há suporte para unidades externas anexadas de montagem automática. Você pode fazer o download do SpakyLinux 4.7 para o Raspberry Pi agora mesmo do nosso site e observe que o nome de usuário padrão é "pi" com a senha "sparky" e "toor" é a senha do root.




Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário