FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 4.15 foi liberado oficialmente, inclui remendos para Meltdown e Specter

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O kernel Linux 4.15 foi liberado oficialmente, inclui remendos para Meltdown e Specter





Vem com suporte para Virtualização Criptografada segura AMD.



Como esperado, Linus Torvalds anunciou ontem o lançamento da série do kernel Linux 4.15, o primeiro a ser completamente corrigido contra as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter.

O kernel 4.15 do Linux está em desenvolvimento nas últimas oito semanas, durante o qual os desenvolvedores do kernel foram extremamente ocupados para redesenhar o kernel contra dois bugs críticos de hardware que foram divulgados publicamente no início deste mês e colocar bilhões de dispositivos em risco de ataques, apelidado de Meltdown e Espectro .

Isso é certo, o kernel 4.15 do Linux é a primeira série do kernel a ser completamente corrigida contra as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter, mas apenas para as arquiteturas x86 e PowerPC (PPC). Se você estiver usando uma distribuição GNU / Linux com um processador Intel ou AMD, é provável que seja vulnerável a Meltdown e Specter.

Claro, o resto da série de kernel Linux suportada a longo prazo recebeu patches para mitigar o Meltdown e o Specter, mas havia tantos que nós apostamos que os usuários nem sabem o que instalar. Mas você não vai dar errado com o kernel do Linux 4.15, que está chegando em breve aos repositórios estáveis ​​da sua distro favorita.

"Vale ressaltar que não é como se estivéssemos" feitos "com o Specter / Meltdown. Há mais trabalho pendente (braço, do Specter-v1, detalhes misc) e, talvez, igualmente importante, realmente conseguir a maior solução para o mitigação indireta de ramos, você não precisa apenas das atualizações do kernel, você precisa ter um compilador com suporte para o modelo de derivação indireta "retpoline" ", diz Linus Torvalds no anúncio da lista de discussão .

Aqui está o que há de novo no kernel Linux 4.15

Além dos remendos Meltdown e Specter, o kernel 4.15 do Linux vem com algumas coisas interessantes, entre as quais podemos mencionar o suporte para a arquitetura RISC-V, o suporte para Virtualização Criptografada segura AMD, bem como suporte para o recurso de Prevenção de Instrução de Modo de Usuário em CPUs da Intel.

Há também boas notícias para os usuários da AMD, já que o kernel 4.15 do Linux melhora muito o suporte ao vídeo e adiciona modos para o driver de gráficos de fonte aberta AMDGPU para GPUs AMD Radeon suportadas. Além disso, máquinas com o recurso SATA Link Power Management obtêm melhor uso de energia.

Por fim, há um novo controlador de CPU habilitado para cgroupv2 para melhores restrições de uso da CPU e um novo sinalizador mmap MAP_SYNC (2), que permite gravações diretas à memória persistente gerenciada por vários sistemas de arquivos suportados. Numerosos drivers, sistemas de arquivos e arquiteturas também foram atualizados neste lançamento.

Aqueles ansiosos para instalar o kernel do Linux 4.15 em seu sistema operacional baseado em Linux podem baixar e compilar as fontes agora do kernel.org  ou através do nosso portal, mas o resto do mundo deve aguardar pelo menos até o lançamento do primeiro ponto (Linux kernel 4.15.1) está fora antes da atualização para esta série.

Fonte

Até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário