Conheça essa resposta!
O gerente de janelas do KDE KWin / mantenedor de composição Martin Flöser escreveu uma resposta breve à Iniciativa CSD do desenvolvedor GNOME recente na tentativa de obter todas as aplicações para perseguir decorações do lado do cliente e abandonar as barras de título em favor das barras de cabeçalho.
A estratégia Wayland do GNOME tem sido tudo sobre o uso de decorações do lado do cliente (CSD) em vez de decorações do lado do servidor (SSD), embora Wayland não força aplicativos para usar CSDs. O GNOME eo compositor de referência Weston usam principalmente decorações do lado do cliente, enquanto o KDE tem sido tudo sobre decorações do lado do servidor.
Com os desenvolvedores do KDE que preferem as decorações do lado do servidor, não é de admirar que Martin Flöser não esteja ativado por esta Iniciativa GNOME CSD. Martin tinha desenvolvido um protocolo para negociar com um compositor de Wayland que tipo de decorações de janelas usar, mas não está subindo na vontade de se manter fora dessa discussão polarizada.
" Se os programadores de ferramentas acharem que isso é necessário, não seja enganado pelo GNOME, pedindo que você implemente o CSD. Da mesma forma, você pode pedir ao GNOME que suporte as decorações do lado do servidor. Eles poderiam fazê-lo, porque eles precisam dele para o XWayland de qualquer maneira. E eu posso entender totalmente que os desenvolvedores de ferramentas não querem implementar o CSD. É muito trabalho e é difícil não parecer um alienígena nos vários ambientes de desktop " , escreveu Martin. Veja o seu breve post na íntegra aqui .
Qual lado vai ganhar? Bem, só o tempo dirá.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário