FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Retpoline chega no GCC7

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O suporte do Retpoline chega no GCC7



Saiba mais!!



O backporting de -mindirect-branch, -mindirect-return e -mindirect-branch-register, também conhecido como o GCC " Retpoline ", foram suportados e mesclados no ramo GCC 7.

Dada a gravidade da vulnerabilidade do Specter, esses recursos para o suporte da Retpoline estão sendo suportados para os ramos do GCC, normalmente apenas reservados para correções de erros / regressões / documentação.

Alguns dias atrás, o suporte foi adicionado ao GCC 8 a tempo para o lançamento estável do GCC 8.1, que será lançado nos próximos meses.

Bater o ramo GCC 7 Esta manhã do dia 16 /01/18 são os remendos de costas. Assim, com a versão GCC 7.3 "bug-fix" que vem no futuro próximo, haverá estas novas opções GCC que podem ser usadas para converter chamadas e saltos indiretos para chamar e retornar thunks. Os patches Retpoline do kernel Linux usam os novos switches GCC quando disponíveis para obter suporte total.

Houve conversa sobre estas funções sendo portadas de volta até os lançamentos do GCC 4.x, mas, desde a escrita, apenas o back-port ocorreu para o GCC 7.x sem trabalho fundido nas filiais GCC 4/5/6, Mas se isso acontecer, vamos, naturalmente, atualizar. Atualmente, tenho alguns benchmarks do GCC 8.0.1 que estão olhando para o impacto de -mindirect-branch = thunk para aplicativos do espaço do usuário, em vez de apenas os benchmarks de Retploline do kernel.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário