Os usuários não receberão nenhuma atualização de segurança ou software.
A partir do dia, 13 de janeiro de 2018, o sistema operacional Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) atingiu o fim da vida e já não é suportado pela Canonical com atualizações de segurança e software.
Lançado no ano passado em 13 de abril, o Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) foi a última versão do popular sistema operacional para enviar com o ambiente de desktop Unity 7 por padrão. Ele foi alimentado pela série de kernel Linux 4.10, pilha de gráficos Mesa 17.0 e servidor de exibição do X.Org Server 1.19.
Sendo suportado por apenas nove meses, o Ubuntu 17.04 chegou ao fim da vida hoje, 13 de janeiro de 2018, e já não receberá atualizações de software ou mantimentos de segurança. Portanto, aqueles que ainda usam o sistema operacional são instados a atualizar seus sistemas para a versão mais recente do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) o mais rápido possível.
"Os avisos de segurança do Ubuntu não incluirão mais informações ou pacotes atualizados para o Ubuntu 17.04. O caminho de atualização suportado do Ubuntu 17.04 é através do Ubuntu 17.10. As instruções e ressalvas para a atualização podem ser encontradas em: https://help.ubuntu.com/community / Atualizações ", disse Steve Langasek, Gerente de Engenharia, Ubuntu Foundations at Canonical.
O Ubuntu 17.04 não é corrigido contra Meltdown e Specter
Se você achar difícil atualizar o seu computador Ubuntu 17.04 para o Ubuntu 17.10, pelo menos você deve estar ciente de que ele não está corrigido contra as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter recém-descobertas que afetam bilhões de dispositivos , já que a Canonical não colocou nenhum esforço para atualizar os pacotes do kernel devido ao tempo de EOL.
"O desenvolvimento de uma resposta completa às vulnerabilidades de Meltdown e Specter altamente divulgadas está em andamento e, devido ao tempo em relação a este fim de vida, não estaremos fornecendo pacotes de kernel Linux atualizados para o Ubuntu 17.04. Nós aconselhamos os usuários a atualizar para Ubuntu 17.10 ", acrescentou Langasek.
Antes de atualizar, considere fazer um backup de seus arquivos e configurações, especialmente que o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) não seja enviado com o Unity 7 por padrão, mas com o ambiente de trabalho do GNOME 3.26, que foi altamente personalizado pela Canonical para oferecer aos usuários o mesmo sentimento que a Unity fez.
Você também deve ter em mente que o Ubuntu 17.10 é um sistema operacional apenas de 64 bits. Não há mais imagens de 32 bits de instalações, portanto, se você estiver executando uma instalação de Ubuntu 17.04 de 32 bits, você terá que reinstalar o SO. A Canonical lançou o outro dia novas imagens ISO do Ubuntu 17.10 , que você pode baixar.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário