FERRAMENTAS LINUX: O estado do hardware e software RISC-V no início de 2018

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O estado do hardware e software RISC-V no início de 2018



Confira!!



Palmer Dabbelt, que mantém os portos RISC-V do GCC, Binutils, Linux e Glibc, enquanto trabalha na empresa RISC-V, SiFive, falou no FOSDEM 2018 neste fim de semana sobre o estado do software / hardware deste ISA de plataforma livre de royalties.

A apresentação de Palmer abrange o conjunto de instruções RISC-V, as origens dele, uma comparação breve para outras arquiteturas da CPU e o estado do Linux.

o suporte para este conjunto de instruções é em grande parte upstream para os principais componentes. O suporte foi adicionado a Binutils em 2.29, GCC em 7.1 e Glibc em 2.27. O suporte ao kernel Linux RISC-V foi aprimorado no Linux 4.15, mas ainda não inclui nenhum dos drivers de hardware RISC-V.

Várias distribuições de Linux principais podem inicializar o RISC-V em vários graus. Avançar para a arquitetura RISC-V em si são novas extensões para vetores e JITs, bem como uma especificação de plataforma Unix.

Existe agora um quadro de desenvolvimento público RISC-V na forma do HiFive Unleashed, um painel de desenvolvimento multi-core de 4 + 1 usando o SiFive FU540 SoC. Esta placa possui 8GB de memória DDR4, Gigabit Ethernet, 32MB SPI flash e cartão microSD. Mas antes de ficar muito animado, este primeiro plano de desenvolvimento do RISC-V irá retornar US $ 999 USD. Infelizmente, bem fora de nosso alcance para qualquer teste de Linux ou comparações de benchmark, a menos que possamos receber uma amostra de revisão.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o estado atual do RISC-V para o início de 2018 podem ver a apresentação de Palmer Dabbelt através da gravação no FOSDEM WebM ou os slides PDF . Detalhes no guia de desenvolvimento HiFive Unleashed RISC-V via SiFive.com .



Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário