Saiba mais!!
Os Smartpads Wacom, como o Bamboo Slate, atualmente não possuem o suporte oficial ao Linux. Você saberá isso se você já tentou emparelhar um para usar com seu laptop ou PC com o Linux.
Mas isso está para mudar.
E é tudo graças ao código aberto.
Dois desenvolvedores da Red Hat lançaram um novo projeto de código aberto chamado 'Tuhi' que traz o suporte para os dispositivos dos Smartpads Wacom para o Linux.
Sua ferramenta de código aberto pode se conectar e baixar desenhos de dispositivos Wacom SmartPad como o Bamboo Slate e Bamboo Spark.
Os Smartpads da Wacom servem para converter desenhos em arquivos digitais
Funciona assim ; você "escreve naturalmente com caneta em qualquer papel" e o dispositivo converte cada linha, ponto e rabisco que você desenha em um arquivo de vetor digital armazenado no dispositivo. Então, usando um aplicativo, você pode acessar esses desenhos para usar em outros aplicativos.
A Wacom possui um aplicativo móvel oficial chamado ' Inkspace ' que permite baixar, organizar, editar e compartilhar notas e esboços em outros aplicativos.
Atualmente ainda não há nenhum aplicativo disponível no Linux.
Nunca tenha medo, porque a fonte aberta está aqui. Graças a algumas poucas técnicas de engenharia reversa dos desenvolvedores da Red Hat, a situação está prestes a mudar.
Os seus projetos no 'Tuhi' visam trabalhar com os seguintes dispositivos Smartpad Wacom no Linux (embora o último seja ainda não suportado).
- Bamboo Spark
- Bamboo Slate
- Bamboo Folio
- Intuos Pro Paper
O Bambu Slate é bastante interessante, pois também pode ser usado como um dispositivo de entrada de tablet de desenho "vivo".
Ainda começando
O Tuhi ainda está no início de seu desenvolvimento e virá muito mais pela frente..
Devemos esperar "algumas bordas ásperas", dizem os desenvolvedores.
Vale oberar que, devido a limitações com a autenticação do dispositivo Wacom, você só pode emparelhar ele com um dispositivo por vez. Se você tentar o Tuhi no Linux, não poderá acessar seus desenhos e notas no aplicativo Inkspace em seu dispositivo móvel até você re-pairar e vice-versa.
Os desenvolvedores dizem que o "próximo passo" deeles é o de criar um aplicativo de GUI dedicado (o que torna muito mais fácil tirar desenhos de um dispositivo e convertê-los para o formto SVG para uso no Inkscape).
Se você esiver interessado, Você pode aprender mais sobre o projeto no Github.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário