FERRAMENTAS LINUX: O XWayland recebe o suporte inicial para o EGLStreams para suportar o driver da NVIDIA

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O XWayland recebe o suporte inicial para o EGLStreams para suportar o driver da NVIDIA



Saiba mais!!



Com o driver proprietário da NVIDIA que continua a suportar apenas o EGLStreams para o seu suporte Wayland até o novo projeto "Unix device storage allocator", uma das maiores limitações não foi o suporte XWayland para a execução de aplicativos X11. Felizmente, isso agora está mudando. 

Além de precisar de um compositor do Wayland corrigido com o suporte EGLStreams para trabalhar com o driver Linux proprietário da NVIDIA, não existe suporte XWayland com essa abordagem. Mas o Lyude Paul da Red Hat publicou hoje o suporte inicial para usar XWayland com EGLStreams. 

Lyude escreveu: " Infelizmente, a nvidia compõe uma grande quantidade de GPUs da máquina de consumo, de modo que, até obterem suporte apropriado, devemos suportar isso no X."Como tal, existem esses patches iniciais para desacoplar o GBM do GLAMOUR e depois adicionar um back-end GLAMOR EGL para EGLStreams ao longo do caminho do código XWayland. 

No momento, isso permite o desenho X11 no Wayland com NVIDIA / EGLStreams, mas sem hardware ainda aceleração. Essa aceleração de hardware será possível quando o GLVND do lado do servidor desembarcar, também conhecido como GLXVND. Felizmente, o GLXVND deve chegar logo

Longa história curta isso significa que devemos ter o suporte XWayland para o blob binário da NVIDIA com a versão X.Org Server 1.20. Mas quando esse lançamento do X.Org Server 1.20 ocorre é um julgamento difícil, já que já foi há mais de um ano desde o lançamento do xorg-server 1.19 e bem após a programação de lançamento original do 1.20 e o código ainda não atingiu um congelamento / ramificação de recursos. Deve ser em algum momento nos próximos meses, mas já é tarde demais para o Ubuntu 18.04 LTS e potencialmente até tarde demais para o Fedora 28, mas veremos.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário