Saiba mais!
Em 2016, a AMD introduziu o WattMan no driver Radeon Software para permitir o ajuste fino da tensão GPU, relógios do motor, relógios de memória e muito mais. Uma encarnação disso está agora se aproximando de seu driver Linux de código aberto.
O Walk up Today é uma série de patch para habilitar "wattman auto" nos processadores gráficos Polaris. Inicialmente, apenas para a série RX 400/500 "Polaris", o WattMan está sendo ativado automaticamente e os parâmetros relacionados ao WattMan podem ser sintonizados. Ao não ter uma GUI de área de configuração / driver do Radeon Software para o driver Radeon no Linux, o WattMan ajustável é configurado via sysfs com pp_power_profile_mode . Os controles manuais devem estar funcionando nesta fase, aparece para as GPUs das Ilhas Marinhas e das Ilhas Vulcânicas no AMDGPU DRM.
Os 10 remendos enviados hoje vem cortesia do Rex Zhu da AMD. Alguns dos controles WattMan suportados são delineados neste patch .
Sem uma GUI, não é exatamente fácil de usar para alguém que muda frequentemente suas configurações de WattMan:
Dependendo das cargas de trabalho, o usuário pode ecoar "0/1/2/3/4" pp_power_profile_mode para selecionar o modo 3D_FULL_SCREEN / POWER_SAVING / VIDEO / VR / COMPUTE.
echo "5 * * * * * * * *" pp_power_profile_mode para configurar o modo personalizado. "5 * * * * * * * *" significa "CUSTOM enable_sclk SCLK_UP_HYST SCLK_DOWN_HYST SCLK_ACTIVE_LEVEL enable_mclk MCLK_UP_HYST MCLK_DOWN_HYST MCLK_ACTIVE_LEVEL"
De qualquer forma, esse código é muito tarde para Linux 4.16, mas espero que vejamos isso na janela de mesclagem do kernel Linux 4.17. Depois que este código teve algum tempo para amadurecer.
Esperemos que também vejamos que este código de suporte WattMan aconteça em breve para as demais GPUs compatíveis.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário