Confira!!
2017 marcou o primeiro toque em uma década sem ver uma atualização importante para o servidor X.Org . Mas, finalmente, o X.Org Server 1.20 está sendo preparado para lançamento e incorpora todo o trabalho importante desde a estréia do X.Org Server 1.19 em novembro de 2016. Desnecessário dizer que o xorg-server 1.20 será uma grande versão.
Adam Jackson anunciou ontem que depois que eles não atingiram suas metas de envio de janeiro, os candidatos de lançamento começarão com o primeiro esperado mais tarde hoje. Para aqueles que se perguntam o que todo o X.Org Server 1.20 incluirá, aqui está uma olhada em algumas das mudanças proeminentes para esta grande atualização xserver:
- O trabalho destaque da Keith Packard no aprimoramento do suporte ao Steam VR / HTC Vive VR HMD no Linux. Entre o trabalho está RandR leasingpara permitir o acesso direto do compositor Steam VR ao hardware sem o Servidor X.Org ou qualquer compositor de desktop entrar no caminho. Isso também inclui o tratamento de habilidade " não-desktop " para fones de ouvido VR e outras mudanças. Keith ainda precisa pousar suas melhorias de motorista ANV / RADV Vulkan para completar este trabalho em que ele está envolvido há mais do que no ano passado.
- Um melhor suporte para os displays 16: 9 e 16:10 .
- O GLVND do lado do servidor " GLXVND " para permitir que diferentes drivers OpenGL voltem diferentes telas X. Isso deve ajudar em algumas configurações multi-GPU e outras combinações.
- EGLStreams suporte para XWaylandainda está pendente, mas Jackson indicou que ainda o deixará aterrissar. Isso permitirá que o driver proprietário da NVIDIA suporte o XWayland!
- Enquanto no tópico de XWayland, agora há suporte para agendamentos de teclado e suporte a tabuleiro .
- Suporte de profundidade / cor profunda 30 para GLAMOR e o driver de configuração de modo.
- Várias melhorias GLAMOUR para aceleração 2D em OpenGL / OpenGL ES.
- Atualizações DRI3 v1.1 e v1.2 para infraestrutura de renderização direta 3. As atualizações DRI3 v1.2 ainda estão pendentes, mas Jackson indicou que ainda podem aterrar.
- A Configuração do modo Atômico para o driver DDX genérico xf86-video-modesetting.
- O Suporte Multi-buffer XWayland.
- O Comportamento melhorado de correspondência do driver .
- O Suporte inicial para o sistema de compilação Meson com o servidor X.Org .
Além disso, muitas outras melhorias menores e correções de bugs ... O X.Org Server 1.20 é uma grande atualização e as distribuições Linux tier-one provavelmente enviarão pela primeira vez com o Fedora 28, já que já é tarde demais para o Ubuntu 18.04 LTS. Fique atento para candidatos de lançamento e detalhes de teste, pois esta longa série de lançamento finalmente é arrumada.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário