A empresa vai incentivar os desenvolvedores a construir novos sistemas operacionais
A LG fez um movimento muito ousado ao decidir lançar uma versão open source do webOS, em um esforço para tornar a plataforma mais acessível, e para incentivar os desenvolvedores a criar seus próprios sabores.
Não são muitas as empresas que se atrevem a lançar sua plataforma líder como um sistema operacional. O Google é provavelmente o melhor exemplo, mas o Android não é verdadeiramente de código aberto. O que a LG está tentando alcançar também é bem diferente, já que eles estão mais interessados em melhorar seu sistema operacional com a ajuda de desenvolvedores terceirizados.
O webOS é na verdade um sistema operacional bastante antigo, inicialmente construído pela Palm como sucessora do Palm OS. Depois de passar por várias outras mãos, acabou sendo licenciada pela HP para a LG. Tecnicamente, o sistema operacional é agora propriedade da Qualcomm.
LG quer que as pessoas construam a próxima geração do webOS
O novo webOS Open Source Edition está disponível no site webosose.org , e qualquer pessoa pode obter o código-fonte e mexer com ele. A LG promete que até o novo desenvolvedor terá facilidade em entender como funciona, já que é baseado no Linux e vem com suporte completo a HTML5 e CSS3.
Dr. IP Park, diretor de tecnologia da LG Electronics diz que “o webOS percorreu um longo caminho desde então e agora é uma plataforma madura e estável pronta para ir além das TVs para se juntar ao grupo exclusivo de sistemas operacionais que foram comercializados com sucesso em esse nível de massa. À medida que passamos de um ambiente baseado em aplicativo para um baseado na web, acreditamos que o verdadeiro potencial do webOS ainda não foi visto. ”
A estratégia da LG é inteligente. Com a ajuda da NIPA (Agência Nacional de Promoção da Indústria de TI) na Coreia do Sul, que na verdade é um órgão governamental, aceitará propostas comerciais de startups já cadastradas. Eventualmente, a LG escolherá as melhores propostas e fornecerá suporte logístico e técnico. Basicamente, ele usará o poder da comunidade para construir um sistema operacional melhor que possa se espalhar para outras plataformas.
Comunicado de Imprensa
SEUL , 19 de marco , 201 8 - Como parte de um esforço mais amplo para fazer webOS ainda mais acessível aos consumidores e indústrias de hoje, LG Electronics (LG), entrou em um memorando de entendimento (MOU) com um órgão do governo federal para mais ativamente avançar sua filosofia de plataforma aberta, parceria aberta e conectividade aberta.
A Agência Nacional de Promoção da Indústria de TI (NIPA) é o órgão governamental do Ministério de Ciência e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Coréia do Sul, responsável pelo desenvolvimento do setor de TI do país. A LG solicitará propostas de negócios do webOS de centenas de start-ups recomendadas pela NIPA e listará as mais viáveis para fornecer suporte logístico e técnico com a comercialização como a meta final. Com o apoio da LG, startups participarão de eventos internacionais como Open Source Summit e OSCON para compartilhar suas ideias e iniciativas com outros influenciadores do setor.
Com o objetivo de expandir a presença global do webOS, a LG desenvolveu uma versão de código aberto da sua plataforma, webOS Open Source Edition, agora disponível para o público em http://webosose.org. Os desenvolvedores podem baixar o código-fonte gratuitamente, bem como aproveitar ferramentas, guias e fóruns relacionados no site para se familiarizarem com o webOS e seus benefícios inerentes como uma plataforma de dispositivos inteligentes. E como o webOS é um sistema operacional multitarefa baseado em kernel Linux com suporte a HTML5 e CSS3, o webOS será bastante familiar para novos desenvolvedores.
"Quando a LG adotou o webOS para a nossa popular linha de televisores inteligentes em 2013, o fez com o conhecimento de que o webOS tinha um tremendo potencial", disse o Dr. IP Park, diretor de tecnologia da LG Electronics. “O webOS percorreu um longo caminho desde então e agora é uma plataforma madura e estável pronta para ir além dos televisores para se juntar ao grupo muito exclusivo de sistemas operacionais que foram comercializados com sucesso em tal nível de massa. À medida que passamos de um ambiente baseado em aplicativo para um baseado na web, acreditamos que o verdadeiro potencial do webOS ainda não foi visto. ”
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário