FERRAMENTAS LINUX: As 10 melhores distros GNU / Linux para privacidade e segurança

sexta-feira, 16 de março de 2018

As 10 melhores distros GNU / Linux para privacidade e segurança




Confira!!


O GNU / Linux é incrível! A maioria de suas distribuições são gratuitas e de código aberto e a coisa divertida sobre isso é a infinidade de versões por aí - especialmente se você é alguém em particular sobre segurança e privacidade.

Hoje, decidimos trazer uma lista abrangente de distribuições de código aberto com foco na segurança e privacidade do usuário, de onde você pode escolher.

1. Discreet Linux



O Discreet Linux " esconde " seus dados mantendo os arquivos off-line. O Discreet não oferece suporte para hardware de rede ou mesmo discos rígidos internos. Assim, todos os dados são mantidos offline na RAM ou mesmo em um dispositivo USB e pode ser executado no modo Live.



2- Kali Linux






A distribuição de pentest Kali Linux é indiscutivelmente a mais popular do planeta! Possui centenas de ferramentas embutidas. A página de download propõe ISOs que são atualizados regularmente como todas as semanas.

O Kali Linux também pode ser executado no modo live ou instalado em uma unidade USB e também é executado em dispositivos ARM, como o Raspberry Pi .


3. Whonix






O Whonix usa máquinas virtuais para se manter seguro online. Whonix também usa a rede Tor por motivos de privacidade, como o Ipredia OS e Tails OS .

Há também uma seleção de aplicativos já instalados para você escolher. O Whonix coloca sua mente à vontade com seus recursos, cujo único objetivo é proteger sua privacidade, como o Tor Browser .


O Whonix é adequado para todos os sistemas operacionais capazes de executar o Virtualbox . As máquinas virtuais só podem utilizar uma parte dos recursos do seu sistema real. Isto significa simplesmente que o sistema operacional pode não ser tão eficiente em comparação com um sistema operacional que foi instalado em um disco rígido local.




4. Subgraph OS





O Subgraph OS é baseado no Debian Linux e foi projetado para ser apertado, pois seu kernel foi endurecido com inúmeras melhorias de segurança.


O Subgraph também faz " sandboxes " virtuais em que aplicativos de risco como o navegador da Web são executados. Um firewall específico também roteia todas as conexões de saída através da rede An Tor anônima . Cada aplicativo deve ser aprovado manualmente pelo usuário para se conectar à rede e para ganhar entrada nas sandboxes de outras aplicações.

O Subgraph OS deve ser instalado em um disco rígido após o qual a criptografia do seu sistema de arquivos é uma obrigação e, portanto, não há preocupações em escrever dados não criptografados em qualquer lugar!


5. TENS




O TENS  significa Trusted End Node Security e é um sistema operacional aprovado pela NSA, visto que foi projetado pelos especialistas na US Air Force .

A versão genérica é projetada especialmente para ser executada no modo Live com um conjunto mínimo de aplicativos para que qualquer malware que ele pega durante o tempo de execução seja destacado após o desligamento.


Tem uma versão ' Public Deluxe ' que acompanha o Adobe Reader e o LibreOffice . Todas as versões incluem um firewall personalizável, e também vale a pena notar que este TENS suporta iniciar sessão através do Smart Card .


6. TAILS





O TAILS significa The Amnesiac Incognito Live System . Após o Kali Linux , provavelmente 
são as próximas distribuições mais populares voltadas para a privacidade! Usando esta distro, você pode proteger sua localização ( anônima ) enquanto estiver na rede Tor , pois todas as suas conexões são encaminhadas através dela. Outro recurso profissional da Tails é a sua capacidade de rodar no modo ' Live '.


As aplicações em Tails foram especificamente escolhidas para proteger ainda mais sua privacidade. Você pode baixar mais aplicativos dos  repositórios do Debian através da Linha de comando, mas lembre-se de você, sua largura de banda da Internet desempenhará um papel importante, pois todas as aplicações baixadas serão canalizadas através da rede Tor.




7. Qubes SO




O Qubes OS é um sistema operacional de desktop centrado na segurança que está aqui para oferecer segurança por meio de isolamento e é uma distro excelente.

Ele utiliza o Xen Hypervisor para executar inúmeras máquinas virtuais, criando categorias como " Internet ", " Trabalho " e " Pessoal " para proteger melhor sua privacidade. Isto significa que se você baixasse um malware para o seu PC por qualquer meio, seus arquivos não estariam em risco.


Esteticamente, o sistema operacional Qubes usa cores para diferentes máquinas virtuais para que os usuários possam fazer seleções facilmente. Mesmo que ele use um instalador gráfico do SO (que criptografa o disco rígido durante a instalação), ele é melhor usado por um usuário experiente e ávido do Linux.



8. BlackArch Linux



O BlackArch Linux é uma distro de teste do Arch baseada em Linux, que possui muitas ferramentas de hacking - cerca de 2.000 . Isso significa que você não precisará fazer o download sempre que precisar de algo.

É de 64 bits, o Live ISO é maior do que 7 GB e é atualizado algumas vezes por ano, juntamente com novas imagens ISO lançadas em 3 vezes por ano.


Você pode executar o BlackArch a partir de um dispositivo USB ou CD, instalá-lo em um computador ou máquina virtual, ou mesmo em um Raspberry Pi para lhe dar um computador de teste de caneta acessível.


9. Ipredia SO




O sistema operacional Ipredia é baseado no Fedora Linux e pode ser executado no modo Live ou ser instalado em seu disco rígido.

Semelhante ao sistema operacional Tails , o IprediaOS rooteia todas as conexões através da rede Tor através de uma rede I2P anônima para proteger sua identidade e localização.



10. Parrot Security OS





O Parrot Security OS , assim como o sistema operacional acima mencionado, possui toneladas de ferramentas de teste de caneta incorporadas para escolher. O Parrot OS é cortesia do Frozenbox e, assim como BlackArch e Kali , suas ferramentas são compartimentadas por simplicidade.

Pelo menos 4 GB de RAM são necessários para a instalação e, se por algum motivo você não tem espaço suficiente no seu laptop, você pode usar a versão ' Lite '. Você também tem a opção de executar o sistema operacional somente quando quiser usá-lo.

Parrot Cloud é uma versão particular da distribuição que é explicitamente feita para ser executada em um servidor. Possui zero gráficos UI, mas ainda abriga uma variedade de ferramentas forenses e de rede que permitem que você execute testes remotamente. Este também é para os gurus inteligentes do Linux.

No final do dia, qualquer um desses aplicativos centrados na privacidade irá fornecer-lhe toda a segurança necessária para ter confiança suficiente para navegar, trabalhar, etc.



Você conhece/usou  alguma distro que não apareceu na lista, escreva nos comentários.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário