FERRAMENTAS LINUX: As principais vantagens do Ubuntu em relção ao Wndows

quarta-feira, 21 de março de 2018

As principais vantagens do Ubuntu em relção ao Wndows







Conheça as vantagens do  Ubuntu em relação ao Windows!



Muitos como eu, consideram a distribuição Linux Ubuntu melhor ao ser comparada com o  Windows .

Embora o Windows que é da Microsoft detenha 90% da participação no mercado de computadores de mesa (Desktops) ,muitas instiuições públicas e orgãos federais e militares usam Linux .

Então decidi fazer uma lista com as 10 princiais vantagens em  se usar  distribuição Ubuntu em relção ao Windows.



1- O Ubuntu é Gratuito  

Essa talvez seja a principal vantagem das disribuições Liinux pois assim como o Ubuntu exstem uma infinidade de distros Linux que são gratuitas  e que usam aplicativos gratuitos  resultando no uso de milhões de pessoas em usar computadores acessíveis que executam não apenas um sistema operacional eficiente, mas também aplicativos desenvolvidos adequadamente.

As escolas que não podem arcar com os custos para usar computadores com o Windows pois a licença do S.O da Microsoft é bastante cara podem recorrer ao Ubuntu que além de ser um belo S.O de código aberto sem o medo de perder produtividade, beleza ou eficiência.


2-  O Ubuntu é Todo Personalizável

Se você já usou alguma vez as verões antigas do Windows para personalizar de alguma maneira, achou agrdável?   Embora o  Windows 10 faça um trabalho melhor em personalização do que seus antecessores nem assim agrada muito pois ele  só permite fazer a personalização apenas em determinados componentes.

O Ubuntu é o contrário pois apartir do momento em que ele é instalado ele permite fazer a personalização uma vez que a versão atual usa o ambiente de área de trabalho GNOME , que permite que você personalize praticamente todos os elementos da sua UI / UX, a partir de sons de notificação, estilo de pop-up, fontes, animações do sistema e áreas de trabalho.

3- Maior Segurança

Embora o Windowws 10  recebeu uma boa quantidade de melhorias de segurança, ainda não está imune a alguns trojans e malwares obstinados.

O Ubuntu  mesmo não está sendo imune a falhas de segurança, Ele é construído a partir de seu kernel com mais ênfase em técnicas operacionais para cobrir a  imprudência  de seus usuários não tão inclinados à tecnologia; permitindo que eles sejam muito mais generosos com seus dispositivos portáteis de armazenamento e acessórios.

4-  O Ubuntu é exeutado sem  instalar

O Ubuntu como qualquer outra dstribruição Linux não preisa ser instalado para ser executadopelo fato das distribuições Linux serem Live,  elas podem ser executadas diretamente em um cd/DVD ou pendrive.

O  fato da distribição Linux ser Live significa que você pode carregar seu sistema operacional junto com seus arquivos de trabalho, inicializá-lo na estação de trabalho de outra pessoa e continuar trabalhando como se o computador fosse seu. Se isso não é uma vantagem, Eu não sei o que é.

5- Melhor adequação para o desenvolvimento

Uma instalação limpa do Ubuntu vem com suporte pronto para uso pelos programadores para trabalhar diretamente em projetos de desenvolvimento com sua máquina. Após uma instalação limpa do Windows, você precisará instalar uma suíte de escritório, um editor de texto, Python, Ruby, Java, etc, antes de ter um ambiente de trabalho suficientemente bom.


Eu entendo que o Windows pelo fato de ser fornecido como um produto multiusuário e multifuncional  é empacotado como um esqueleto; mas o Ubuntu tem a vantagem de fornecer aos seus usuários uma suíte de escritório, um editor de texto e uma variedade de outros aplicativos de produtividade desde o início. Isso economiza muito tempo.


6- Linha de Comando do Ubuntu

Se você conversar com qualquer desenvolvedor que usa o Windows e duvido que eles possam negar que o Bash é incrível. O Ubuntu vem com suporte padrão para o Bash em sua linha de comando junto com uma variedade de outros comandos que facilitam muito o trabalho em servidores, ambientes de desenvolvimento e arquivos locais.

7- O Ubuntu pode ser atualizado sem reiniciar

Embora  não pareça um grande problema para você, se você passar longos períodos longe do seu computador, mas imagine o que isso vai custar se, por exemplo, você for pago por hora e seu PC precisar de 30 minutos para instalar as atualizações. Lembre-se, que pode demorar mais em alguns lugares com velocidades de Internet mais lentas.


Emora o Ubuntu não seja capaz de instalar suas atualizações em segundo plano e você raramente precisará se distrair do seu trabalho. Esta é uma das razões pelas quais os sistemas operacionais Windows raramente são usados ​​para serviços que precisam estar sempre lendo, por exemplo, páginas da Web.

8- Ele é de código aberto

O fato do Ubuntu ser de código aberto  signifca  que você pode ir através do código-fonte do Ubuntu e fazer as melhores contribuições que puder, o que, por sua vez, permitirá que você seja inovador enquanto aprende sobre o funcionamento interno de um sistema operacional legal. O mesmo não pode ser dito sobre o Windows nem o macOS.


9- O Ubuntu é mais favorável aos recursos

O Ubuntu pode rodar em hardware antigo muito melhor que o Windows. Mesmo o Windows 10, que é dito como sendo o mais amigável aos recursos do que seus antecessores, não faz um bom trabalho quando comparado a qualquer distribuição Linux.

Os clientes que podem não ter recursos para laptops e desktops de última geração podem, portanto, instalar o Ubuntu em suas antigas estações de trabalho com a garantia de que poderão entregar seu trabalho com pouco ou nenhum contratempo ao longo do caminho.


Existem outras vantagens que o Ubuntu tem sobre o Windows, como ser mais flexível com outros sistemas operacionais (desde que você possa selecionar a quantidade de memória que deseja usar durante a instalação); e melhor integração com ferramentas administrativas. etc..


10- Suporte à Janela Tiling


Embora muitos usuários pensem em janela Tilinfg como sendo um subconjunto da vantagem de personalização do Ubuntu, ele merece o seu próprio lugar.

Os gerenciadores de tiling como herbstluftwm são mais usados ​​quando você tem vários monitores e deseja alocar posições de aplicativos em seus monitores. Tanto o Windows quanto o Ubuntu apresentam vários desktops (espaços de trabalho), mas o Windows não possui nenhum gerenciador de ladrilhos, tanto quanto eu sei.

E caso o Windows o fizesse, o fato de não saber sobre isso conta como sendo uma vantagem a favor do Ubuntu, porque tenho certeza de que precisarei escalar montanhas para implementá-las.



Faltou algum  intem que diferencia  o Ubuntu do Windows ? Escrevanos comentários.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário