FERRAMENTAS LINUX: O SO Rolling SparkyLinux 5.3 estréia baseado no Debian GNU / Linux 10 "Buster"

segunda-feira, 12 de março de 2018

O SO Rolling SparkyLinux 5.3 estréia baseado no Debian GNU / Linux 10 "Buster"



Inclui suporte para os sistemas de arquivos Btrfs e XFS

Os desenvolvedores do sistema operacional SparkyLinux GNU / Linux baseado em Debian anunciaram durante o fim de semana o lançamento do SparkyLinux 5.3 "Nibiru" Rolling ISO snapshot.

O SparkyLinux atualmente vem em dois sabores, Stable e Rolling, e enquanto o primeiro é baseado no lançamento estável mais recente do sistema operacional Debian GNU / Linux, este último geralmente usa os repositórios de software do Debian Testing. Nesse caso, o SparkyLinux 5.3 é baseado no próximo sistema operacional Debian GNU / Linux 10 "Buster".

A série SparkyLinux 5 Rolling não foi atualizada desde dezembro passado e a nova versão traz um kernel recente da série  kernel Linux 4.15, ou seja, a versão 4.15.4, o instalador gráfico estável mais recente do Calamares 3.1.12, suporte para o Btrfs e XFS sistemas de arquivos e todas as atualizações mais recentes dos repostos Debian Buster a partir de 7 de março de 2018.

" O Sparky 5 segue o modelo de lançamento móvel e é baseado no teste Debian" Buster ", leia o anúncio de lançamento ." O Sparky 5.3 fornece sistema operacional completo com peso leve desktops: LXQt, MATE e Xfce. "

O BleachBit agora está disponível no SparkyLinux por padrão

Outra mudança interessante implementada na versão SparkyLinux 5.3 é a inclusão do utilitário de limpeza do sistema de código aberto BleachBit que permite aos usuários excluir arquivos e configurações anteriores de suas instalações, mantendo-o limpo e leve. Além disso, os devs purgaram arquivos de configuração mais antigos das imagens de instalação.

Além disso, esta versão adiciona o instalador de pacote de idioma faltante com suporte para os pacotes GNOME, KDE e Qt, deprecia o instalador do pacote GDebi Debian forçando os usuários a instalar pacotes DEB locais com o recurso "APTus -> Instalar -> Instalar pacote" e reconfigura a edição MinimalCLI para usar sudo por padrão.

Existem muitas correções e melhorias de erros menores, e você pode baixar o SparkyLinux 5.3 "Nibiru" agora mesmo . Esta versão está disponível como no Xfce, LXQt, MATE, MinimalGUI (com o gerenciador de janelas do OpenBox), MinimalCLI (modo de texto), suportando sistemas de 64 bits e 32 bits.



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário