Saiba mais!!
O colaborador do GNOME, Yussuf Khalil, conseguiu descobrir e resolver um bug no Clutter que estava prejudicando o desempenho do GNOME.
O desenvolvedor começou a analisar os problemas de desempenho do GNOME e uma das primeiras coisas que ele descobriu foram freqüentes picos nos tempos de gravação do GNOME em intervalos regulares. Ele acabou descobrindo que os frequentes picos eram causados por mostrar os segundos no relógio dentro do GNOME Shell.
Apesar de não mostrar os segundos no tempo que os grandes picos no tempo de frame desaparecem, ele descobriu a causa raiz dentro do código de renderização de texto do Clutter. Yussuf descobriu que sempre que o texto mudava, o layout do texto era recalculado. No caso de segundos em um relógio, o layout, obviamente, nunca deve precisar mudar. Com o patch menor, Clutter agora verifica se o tamanho do texto é o mesmo de antes, e, em caso afirmativo, apenas um redesenho é acionado e não todo o processo de re-layout.
Com essa correção, o tempo médio de quadros cai de 16,97 para 12,97 ms.
A correção foi mesclada para o GNOME 3.30, embora haja também uma solicitação para que seja transferida para o GNOME 3.28.
Chegando em maio é um Hackfest de Performance do GNOME em Cambridge, então, esperamos que haja mais melhorias de performance para passar para o GNOME 3.30.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário