FERRAMENTAS LINUX: O GNU Linux-Libre 4.16 foi liberado e não irá avisá-lo sobre as atualizações de microcódigo Specter / Meltdown

segunda-feira, 2 de abril de 2018

O GNU Linux-Libre 4.16 foi liberado e não irá avisá-lo sobre as atualizações de microcódigo Specter / Meltdown





Confira!!



O pessoal que mantém o downstream GNU Linux-Libre do kernel Linux lançou sua versão 4.16 do kernel que extrai o kernel Linux 4.16 de ontem, mas retira partes que não são inteiramente livres e elimina o suporte para carregar módulos binários, etc.

Uma de suas novas mudanças no topo deste kernel deblobbed é soltar mensagens de erro que sugerem que os usuários atualizem seu microcódigo da CPU. Essas mensagens vieram na sequência das vulnerabilidades de CPU do Specter e do Meltdown e precisavam das atualizações do microcódigo para evitar efetivamente os ataques de injeção do alvo de desvio. Mas o GNU Linux-Libre 4.16 está soltando essas mensagens de aviso / erro, já que encorajam o usuário a atualizar o microcódigo, que é um software não-livre para seus padrões. Por isso, parece que eles são mais para permitir que os usuários executem inadvertidamente um sistema potencialmente vulnerável ao Spectrter, em vez de ter que usar o microcódigo de CPU somente binário.









O kernel GNU Linux-Libre 4.16 também tem alterações em seu código de firmware de requisição, potencialmente permitindo que alguns drivers funcionem melhor quando eles podem operar sem precisar de firmware somente binário em alguns casos. O Realtek rtl8821ae pode ser uma classe de hardware agora trabalhando com este kernel libre graças à mudança. Houve também o habitual código de desbloqueio a ter lugar.

Mais detalhes sobre o GNU Linux-Libre 4.16 através do anúncio de lançamento desta manhã .

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário