FERRAMENTAS LINUX: O Google apenas bifurcou um tema GTK popular

segunda-feira, 30 de abril de 2018

O Google apenas bifurcou um tema GTK popular



Há rumores de que os aplicativos de desktop para Linux estão chegando aos Chromebooks e, quando isso acontece, eles podem parecer bastante familiares.



Como, o tema Adapta GTK  familiar.

Relatórios no início do ano revelaram planos de o Google ter que adicionar  suporte à máquina virtual Linux no Chrome OS por meio de contêineres LXD .

Especulamos, no momento, que a mudança poderia permitir que usuários finais executassem aplicativos Linux de desktop em Chromebooks sem recorrer a soluções de SO híbrido baseadas em Crouton existentes.

'Code commits revelam que o Google está trabalhando em uma bifurcação do tema Adapta GTK'

Alguns meses depois disso, vazamentos vagos e toda essa coisa do "Linux apps on Chromebooks" - que codinome do Google "Crostini" - está em plena floração.

Um app nativo do Terminal já começou a aparecer  para alguns usuários do Chrome OS.

Se você está intrigado com todo esse material “Crostini”, um excelente lugar para (tentar) é o dedicado  sub-reddit Crostini . É aqui que a maioria das notícias, pontos de código e vazamentos sobre o esforço se originam,

Agora, uma dica mais concreta de que o  bizarro OS está realmente acontecendo vem  por meio do pessoal da XDA Developers . Eles descobriram uma série de commits de código que mostram que o Google está trabalhando em seu próprio tema GTK  para aplicativos Linux para usar no Chrome OS.

Não apenas qualquer tema do GTK, mas um tema extraído do tema Adapta GTK inspirado no Material Design .

O Chrome OS Adapta Fork

O código-fonte da bifurcação “ cros-adapta ” já está no hub de código do Google.

Commits mostram que seus designers já estão ocupados fazendo alterações e ajustes no tema. É provável que uma divergência visual em relação ao Adapta é o plano (caso contrário, eles poderiam enviar o Adapta, que é de código aberto).

É bastante poético: tão fiel aos princípios da linguagem de design interna do Google é Adapta que o Google está concedendo, um tema de terceiros, algum grau de oficialismo.

Você não precisa usar o Chrome OS para ficar empolgado com isso. Pode ser possível, pelo menos em teoria, usar o novo tema do Google GTK no Ubuntu e em outras distribuições do Linux.

O Google não precisaria de um tema GTK para as ferramentas CLI, será?

O Google precisaria de um tema sofisticado se Crostini não fosse direcionado a usuários comuns?






Até que o Google faça um anúncio formal sobre o que "Crostini" é e será mais tagarelante sobre isso é derivado de um jogo especulativo de juntar os pontos.

Ainda assim, se "Crostini" era uma ferramenta específica do desenvolvedor, uma maneira de obter o Android Studio em Chromebooks, ou mesmo apenas uma configuração baseada em CLI, o Google certamente não se preocuparia com a estética a ponto de usar um tema GTK e comece a desenvolvê-lo.

Um Chromebook que pode executar aplicativos para Android, aplicativos da Web progressivos (PWAs) e aplicativos para desktop Linux? Isso é uma atração realmente atraente.

Google Pixelbook  foi criado para executar aplicativos poderosos - com o suporte ao aplicativo do Linux no Chrome OS, pode…



Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário