FERRAMENTAS LINUX: Pamac - Instale e gerencie o software facilmente no Arch Linux

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Pamac - Instale e gerencie o software facilmente no Arch Linux



Confira!!



O Arch Linux é uma das distribuições Linux mais populares disponíveis, apesar de sua aparente tecnicidade. Seu gerenciador de pacotes padrão, o pacman, é poderoso, mas como o tempo sempre diz, é muito mais fácil fazer certas coisas usando um mouse, pois os aplicativos GUI quase não requerem qualquer tipo de digitação, nem exigem que você se lembre de nenhum comando; e é aí que entra Pamac .

O Pamac é um frontend do Gtk3 para a libalpm e é a ferramenta de GUI que osusuários do Arch Linux mais utilizam quando não estão com disposição para gerenciar seus pacotes de software através do terminal; E quem pode culpá-los? Foi criado especificamente para ser usado com o Pacman .

Ele permite que os usuários pesquisem e instalem aplicativos em seus computadores com etapas fáceis de seguir. Os usuários também podem procurar novos aplicativos, verificar atualizações e desinstalar pacotes indesejados. Você gostaria de experimentar o Pamac ? Leia.

Yaourt é um programa de linha de comando que completa o pacman para instalar software adicional de terceiros no Arch Linux. Se você instalou o Arch Linux do zero, o programa Yaourt não será instalado por padrão. Você precisa instalá-lo manualmente como mostrado.

Como instalar o Yaourt no Arch Linux

Para instalar o Yaourt no Arch Linux, abra o terminal e execute os seguintes comandos.

$ sudo pacman -S --necessário base-devel git wget yajl
$ cd / tmp
$ git clone https://aur.archlinux.org/package-query.git
$ cd package-query /
$ makepkg -si && cd / tmp /
$ git clone https://aur.archlinux.org/yaourt.git
$ cd yaourt /
$ makepkg -si








Uma vez que Yaourt esteja instalado no seu PC, você pode usar este comando para instalar o Pamac em sua estação de trabalho, como mostrado.

$ yaourt -S pamac-aur

Inicie o Pamac quando a instalação estiver completa, clicando com o botão direito do mouse no seu ícone na bandeja do sistema ou selecionando “ Adicionar / Remover Software ” no seu menu.

Você vai notar que a interface do usuário do Pamac é dividida em 6 seções:


  • Categorias - lista todos os aplicativos de software disponíveis em categoria específica.
  • Grupos - para instalar pacotes de grupos específicos, por exemplo, gnome, base, etc.
  • Repositórios - para instalar pacotes de repositórios específicos, por exemplo, Core, Community, etc.
  • Instalado - para visualizar todos os aplicativos instalados, incluindo pacotes que ainda estão sendo baixados e pacotes órfãos.
  • Atualizações - para visualizar todas as atualizações de pacotes disponíveis.
  • Pendente - para visualizar atualizações pendentes de software.

O Pamac dá aos usuários acesso a ambos os pacotes oficiais dos repositórios do Arch e pacotes não oficiais do repositório AUR orientado pela comunidade e, se você quiser, você pode ativar o suporte do AUR no seu PC ajustando a opção de preferências no menu.

O Pacman tem outras ferramentas front-end que trabalham com ele, mas o Pamac provou ser o mais usado. Você já teve alguma experiência com isso, ou talvez com suas alternativas? Compartilhe seus pensamentos conosco na seção de comentários abaixo.



Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário