FERRAMENTAS LINUX: Um último minuto do kernel Linux 4.17 traz atualizações para ajudar sistemas não-PCID com KPTI Meltdown Performance

domingo, 15 de abril de 2018

Um último minuto do kernel Linux 4.17 traz atualizações para ajudar sistemas não-PCID com KPTI Meltdown Performance




Saiba mais!



Embora a janela de mesclagem do kernel Linux 4.17 esteja fechando hoje e já esteja apresentando muitas mudanças interessantes , Thomas Gleixner enviou hoje uma rodada final de atualizações PTI x86 para atenuação do Meltdown com este novo kernel lançamento.

Esta última rodada de atualizações de isolamento da tabela de páginas deve ajudar os sistemas que não possuem o PCID, identificadores de contexto do processo. O código KPTI faz uso de PCID para reduzir a sobrecarga de desempenho desta técnica de mitigação de Meltdown. O PCID existe desde os dias da Intel Westmere, mas agora os patches mais recentes do kernel ajudarão a compensar o impacto no desempenho do KPTI para sistemas sem PCID.







Os patches suportam o uso de páginas globais com isolamento de tabela de páginas. Permitir que as áreas compartilhadas do usuário / kernel sejam marcadas como "GLOBAL" deve reduzir a sobrecarga de TLB em sistemas sem PCID. Quando o trabalho de mitigação do Meltdown era conhecido como KAISER, eles tinham uma funcionalidade semelhante, mas se perderam ao longo do caminho.

Agora, graças ao trabalho de Dave Hansen e outros desenvolvedores do kernel, este uso de páginas globais com o PTI foi restaurado e está pronto para ser implementado com o kernel Linux 4.17. Mas, como lembrete, espera-se que esteja apenas se beneficiando do hardware da era pré-Westmere, que foi introduzido em 2010.

Esse trabalho e outras mudanças são encontradas na última solicitação de adição do x86 / pti



Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário