O Lubuntu finalmente mudou do LXDE para o LXQt
O desenvolvedor do Lubuntu, Simon Quigley, nos abordou hoje cedo para informar que a última versão diária do Lubuntu 18.10 é bastante útil, pois ele e sua equipe trabalharam muito na semana passada para acomodar o ambiente LXQt por padrão ao invés do ambiente LXDE.
A principal diferença entre o LXDE e o LXQt é que o primeiro é escrito com as tecnologias GTK + 2, que serão eventualmente eliminadas em favor do GTK + 3 mais avançado, e o último é construído usando o framework Qt. No entanto, não parece que há planos para o LXDE migrar para o GTK + 3.
É por isso que o LXQt foi criado em primeiro lugar, como um fork do LXDE que oferece aos usuários de computador um ambiente de desktop clássico com aparência moderna e suportado por muito tempo graças às tecnologias Qt, nas quais o popular ambiente de desktop KDE Plasma É construído.
Uma primeira olhada no Lubuntu 18.10 com o LXQt por padrão
Resumindo a história, o primeiro lançamento do Lubuntu com o ambiente de desktop LXQt por padrão será Lubuntu 18.10, com lançamento previsto para 18 de outubro de 2018, como parte da série Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) . E a primeira versão diária está disponível para testes em arquiteturas de 64 e 32 bits.
Isso mesmo, não estamos falando sobre o Lubuntu Next, que foi usado pela equipe de desenvolvimento do Lubuntu como um testbed para testar exaustivamente o ambiente de desktop LXQt no Lubuntu antes que eles fizessem a migração do LXDE. Lubuntu Next não é mais, e o desenvolvimento do Lubuntu 18.10 começa agora com o LXQt por padrão.
Fizemos a primeira compilação diária do Lubuntu 18.10 com o LXQt para um test drive, e temos que dizer que estamos impressionados. É tão bom que poderia ser liberado para as massas amanhã. Claro, isso é por causa do Lubuntu Next e dos testes rigorosos que a equipe do Lubuntu fez nos últimos anos.
O layout é muito simples, mas elegante, com um tema escuro elegante por padrão e um único painel na parte inferior da tela, de onde você pode acessar tudo o que você precisa. Além disso, ele vem com todas as ferramentas e aplicativos que você pode imaginar, incluindo o LibreOffice , o Mozilla Thunderbird , o Qtransmission, o SMPlayer, o MPV, o Caliber e o Audacious.
Ele ainda possui alguns aplicativos legais do KDE, como o fantástico programa de gravação de CD / DVD / BR K3b, KDE Partition Manager, gerenciadores de pacotes gráficos Muon and Plasma Discover, calculadora KCalc, gerenciador de arquivos Ark e cliente Quassel IRC. O gerenciador de arquivos padrão é o PCManFM, e o navegador padrão é o Falkon (antigo QupZilla).
Não sabemos se todos esses aplicativos permanecerão na versão final do Lubuntu 18.10 no final deste ano, mas damos a ele uma classificação de cinco estrelas. Mesmo que seja um desenvolvimento inicial, você pode experimentá-lo no seu PC agora mesmo baixando a última imagem ISO diária do Lubuntu 18.10 aqui , e confira o tour de screenshot abaixo para vê-lo em ação.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário