FERRAMENTAS LINUX: O Driver DRM ARM Mali 400/450 "Lima" Passa Mais Perto da Linha Principal

domingo, 20 de maio de 2018

O Driver DRM ARM Mali 400/450 "Lima" Passa Mais Perto da Linha Principal



Confia!!



No que diz respeito aos esforços de driver de gráficos ARM Mali de código aberto, o driver Panfrost tem como alvo a série Mali T700 que ocupou grande parte dos holofotes recentemente, mas houve um esforço separado ainda trabalhando no suporte a drivers de código aberto para os mais antigos. Série 400/450.

Qiang Yu, que trabalha para a AMD durante o dia, tem, nos últimos meses, trabalhado em seu tempo livre revivendo o suporte a ARM Mali 400 de código aberto . Os esforços de Qiang baseiam-se na iniciativa original do motorista " Lima ", iniciada anos antes por Luc Verhaegen.

A equipe original do driver de Lima não está mais ativa no projeto, mas a Qiang Yu tem trabalhado para levar o código adiante e o driver Direct Rendering Manager (DRM) está mais perto de potencialmente ser mesclado ao kernel da linha principal.

Neste fim de semana ele enviou uma série de RFC de 24 remendos, buscando comentários sobre este driver DRM Lima. Este driver de kernel suporta as GPUs ARM Mali 400/450 e é o código que está fazendo uso do planejador AMDGPU comum .

Este driver DRM ainda não suporta gerenciamento de energia ou alguns outros recursos, mas é viável e equivale a mais de cinco mil e quinhentas linhas de código neste estágio. Qiang Yu também tem trabalhado em um driver ARM Mali Gallium3Dmas isso provavelmente demorará mais algum tempo até que esteja pronto para o mainlining em Mesa.

Será interessante ver se este driver ARM Mali DRM entra no kernel da linha principal nos próximos meses, considerando que ainda há um grande número de tablets / SBCs baratos que dependem da antiga tecnologia Mali 400/450.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário