FERRAMENTAS LINUX: Q4OS - Um sistema operacional open source, rápido e potente como o Windows

sábado, 5 de maio de 2018

Q4OS - Um sistema operacional open source, rápido e potente como o Windows







O Q4OS é uma distro baseada em Debian de código aberto que possui uma interface de usuário semelhante à do Windows XP e do Windows 7 . Ele se concentra na estabilidade, segurança, velocidade e confiabilidade a longo prazo.

O Q4OS foi criado não muito antes de a Microsoft encerrar o suporte para o Windows XP em 8 de abril de 2014. Após esse período, muitos usuários do Windows que não fizeram a transição completa do XP foram forçados a usar estações de trabalho vulneráveis ​​a ameaças de segurança, bugs de aplicativos e falta de confiabilidade .

A equipe de desenvolvimento identificou a empresa como " a área de trabalho certa para sua empresa " e eles têm seu suporte comercial para dar suporte - eles estão prontos para fornecer suporte ao cliente, ajudando os usuários com modificações do sistema, personalização da interface e programação da API. O sistema operacional também faz um bom trabalho com ambientes de nuvem virtual e isso graças aos seus baixos requisitos de hardware.

Sem mais delongas, vamos dar uma olhada nas principais características do Q4OS.


Ambiente Desktop


O Q4OS usa o Trinity Desktop Environment - um fork da famosa área de trabalho KDE. Ele possui uma interface do usuário limpa e mínima com um ícone do tipo iniciar, uma barra de tarefas e ícones semelhantes ao Windows.

                                                 Q4OS - como o SO Windows 


Ele também possui efeitos de área de trabalho e pelo menos 2 estilos de menu inicial que podem ser definidos quando você inicializa a área de trabalho pela primeira vez.

                                                    Q4OS- Menu de Estilo


Customizabilidade

O recurso mais personalizável do Q4OS são os ambientes de área de trabalho, que você pode alterar tão facilmente quanto clicar em Executar no menu principal, entrar altdeskiem sua linha de comando e clicar em executar. Tudo o que você precisa fazer é escolher qualquer um dos outros ambientes de desktop suportados nas opções e pronto! Inicialize e você ficará bem, graças ao profiler de desktop do Q4OS.

                                                     Alternar ambientes de desktop

                                                    Ambientes de desktop do Q4OS


Como você faria em muitas outras distribuições Linux, você pode ajustar estilos de fonte, cores, efeitos de animação, atalhos, etc. do Q4OS.

Requisitos de Hardware

Pelo menos uma arquitetura de 32 bits com um Intel Pentium III de 500 Mhz, AMD-K6 III de 500 Mhz ou Processador Superior. Quanto à RAM, 256 MB ou mais; Ele pode ser executado em um disco rígido com pelo menos 5 GB de espaço de armazenamento e uma resolução VGA de 1024X768.

O Q4OS foi projetado tendo em mente os recursos de compatibilidade para computadores mais antigos, portanto, é improvável que você tenha problemas para configurá-lo em sua estação de trabalho e nunca precisa se preocupar com a queda do suporte para arquiteturas de 32 bits.


Apps padrão

Isso depende do tipo de desktop que você decide configurar ao instalar o Q4OS. Supondo que você instale a área de trabalho com todos os recursos, você terá o LibreOffice, o VLC, o Google Chrome, o Thunderbird, o Synaptic, o Shotwell, o Firefox e o Konqueror.

Você pode usar o seu Centro de Software para pesquisar e instalar aplicativos facilmente. A partir do aplicativo do software center, você pode acessar o gerenciador de pacotes (Synaptic) e o criador de perfil de desktop (onde você pode alterar o ambiente de área de trabalho que deseja usar).


A versão mais recente do Q4OS é 2.4 ( Scorpion ) e é baseada no Debian GNU / Linux 9.2 “Stretch” e alimentada por LTS da série Linux kernel 4.9. Não seria tão diferente de usar os gostos do Ubuntu; especialmente desde que você pode executar comandos sudo apt .

As alternativas para o Q4OS são o Chalet OS e o  Zorin OS devido à sua aparência similar ao Windows. Mas, novamente, como é com a maioria das distribuições Linux, coloque o mesmo ambiente de desktop em duas distros diferentes que usam o mesmo sistema de gerenciamento de pacotes e você pode não ser capaz de dizer a diferença.


Qual a sua opinião sobre o Q4OS ? Você já usou isso antes ou está apenas ouvindo sobre isso agora? Compartilhe seus pensamentos conosco na seção de discussão abaixo.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário