FERRAMENTAS LINUX: O GPD Pocket 2 será ançado este verão com um processador mais rápido

sexta-feira, 15 de junho de 2018

O GPD Pocket 2 será ançado este verão com um processador mais rápido




Saiba mais !!



O GPD Pocket 2 baseia-se nas coisas que o modelo de primeira geração acertou, como tela de alta resolução, qualidade de construção de alta qualidade e fator de forma altamente portátil.

Mas também há algumas oportunidades perdidas.

Neste post, analisamos as especificações, o preço e a data de lançamento antecipada do GPD Pocket 2.

Também consideramos por que a empresa chinesa por trás do diminutivo dispositivo decidiu não oferecer uma versão do Linux desta vez.

GPD Pocket 2: Especificações, preço e data de lançamento


O GPD Pocket original foi lançado no Indiegogo no ano passado  e foi um sucesso instantâneo.

Um portátil totalmente funcional, do tamanho de um livro de bolso, o dispositivo combinava qualidade de construção premium com uma competente folha de especificações, tela decente e a capacidade de executar o Linux.

O GPD Pocket de primeira geração apresentava uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, um processador Intel Atom x7-Z8750 Cherry Trail, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento eMMC. SO sábio dispositivo enviado com o Windows 10 ou Ubuntu 16.04 LTS pré-carregado. Custou US $ 509.

Então, como o novo modelo se compara?

GPD Pocket 2: Processador mais rápido, armazenamento mais rápido


Bem, você ainda não obterá desempenho de um laptop de 17 polegadas esmagado dentro de um PC de bolso de 7 polegadas, mas as especificações do GPD Pocket 2 sugerem que não será um desleixo.




O GPD Pocket 2 possui o mesmo ecrã táctil IPS de 7 polegadas a 1920 × 1200, mas actualiza o processador para o mais potente Intel Core M M3-7Y30 (Kaby Lake) SoC com gráficos Intel integrados.

A quantidade de RAM no modelo básico foi reduzida para 4 GB, mas uma opção de 8 GB estará disponível.

O armazenamento é fornecido por 128 GB do eMMC 5.0, que oferece tempos de leitura / gravação mais rápidos do que o modelo antigo. O armazenamento pode ser expandido usando o slot para cartão MicroSD, ou as portas 2x USB 3.0 tipo A e 1 porta USB tipo C (também usada para troca e saída de vídeo).


Especificações do GPD Pocket 2


  • Exibição Ecrã táctil de 7 polegadas (1920 x 1200)
  • CPU Intel Core M3-7Y30 (Kaby Lake)
  • Dual-core @ 1.0GHz (impulso de 2,60GHz)
  • Intel HD Graphics 615
  • RAM 4 GB ou 8 GB de RAM
  • Armazenamento 128GB eMMC 5.0
  • Portos 2x USB 3.0 
  • 1x USB tipo C (carregamento / dados / vídeo) 
  • Ranhura para cartão MicroSD 
  • 3 mm para auscultadores
  • Tamanho 8,5 mm de altura quando fechado
  • Bateria 6800 mAh
  • Preço A partir de $ 599

Embora a falta de saída HDMI é irritante à porta USB Type-C faz suporte de vídeo. Você ainda pode conectar um monitor externo usando um adaptador USB Type-C para HDMI.

A bateria é um pouco menor desta vez em 6800mAh que, combinada com o processador mais potente, pode impactar a vida esperada da bateria.

Teclado melhorado, mas há um problema com o nó

O teclado redesenhado que faz melhor uso do espaço disponível. Uma faixa de teclas de função (físicas) fica na parte superior do teclado e a tecla liga / desliga foi reposicionada.

E seus designers perceberam que ninguém gosta de uma barra de espaço dividida!




Planos para tornar o GPD Pocket 2 apenas com tela sensível ao toque - o novo modelo descarta o dispositivo apontador “nub” enterrado no teclado do modelo do ano passado - não caiu bem com os fãs do dispositivo.

O GPD tem um compromisso: um ponteiro óptico ficará acima do teclado na faixa de funções, completo com os botões físicos esquerdo e direito.

Para aumentar a produtividade (e porque, aparentemente, todos os laptops vendidos hoje em dia precisam ter um), o GPD Pocket 2 vem com uma caneta capacitiva.

GPD Pocket 2: Oportunidades perdidas



O GPD Pocket 2 não é fanless (embora haja um botão de 'fan off' desta vez); não  há teclado retroiluminado ; A RAM foi reduzida para apenas 4 GB no modelo básico.

"Embora não haja uma versão para Linux desta vez, o GPD diz que o SoC é amigo do Linux."

Também não há versão do Linux.  Acho isso um pouco triste, considerando que o GPD fez parte da campanha de marketing do último modelo.

Nenhuma razão foi dada a respeito de por que não existe um modelo Linux, mas supõe-se que o GPD esteja com medo de atingir os mesmos atrasos que o modelo de primeira geração do Ubuntu.

A GPD disse que o Intel SoC é compatível com o Linux, então deve ser trivial para os usuários fazerem suas próprias instalações / dual-boot.

Resumo

No geral, o GPD Pocket 2 parece ser mais fino, mais rápido e mais utilizável do que o modelo do ano passado.

Enquanto a GPD não está oferecendo um modelo Linux desta vez (boo), a empresa diz que o chip da Intel é amigável ao Linux, permitindo instalações Linux pós-compra. Eu estou bem com isso.

Finalmente, enquanto a data de lançamento do GPD Pocket 2 ainda não está definida, o dispositivo deve fazer sua estréia no site de crowdfunding Indiegogo no final de agosto ou início de setembro.

Vai custar um pouco mais do que o modelo do ano passado com um preço de US $ 599.

Imagens: Discórdia de GPD



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário