terça-feira, 3 de julho de 2018
2018 não é o ano do GNU Hurd
Confira!!
Estamos agora no meio de 2018 e o trabalho sobre o GNU Hurd e componentes relacionados como o GNU March tem sido muito leve.
O Hurd.git viu menos de 40 commits no acumulado do ano, Gnumach.git já viu menos de duas dúzias neste ano, etc. Já faz um ano e meio desde o último lançamento do GNU Hurd (v0.9).
Enquanto o micro-kernel GNU Hurd é anterior ao kernel do Linux, ele permanece muito atrás. Na verdade, o Hurd ainda não tem suporte a USB , o suporte de 64 bits está apenas começando e ainda não há outros recursos de suporte a hardware modernos. Hurd praticamente é apenas semi-prático ao executar o QEMU.
É lamentável dada a longa história do GNU Hurd e enquanto além do kernel do Linux outros esforços como o Genodee o Haiku e o Redox OS conseguiram realizar muito mais.
Curioso sobre as estatísticas de desenvolvimento do Hurd, eu corri alguns GitStats até esta manhã. O Hurd é composto de 363.475 linhas em 1.830 arquivos e foi construído sobre 12.039 confirmações de 63 diferentes autores. Aqui está uma olhada na atividade de commit do Hurd ao longo dos anos:
Em 2017, houve 89 commits adicionando 9k linhas de código e removendo 4k linhas de código. Até agora, este ano foram apenas 31 commits adicionando 1k linhas de código e removendo 561 linhas de código. Bastante a diferença em comparação com meados dos anos 90, quando Hurd veria cerca de 2.000 commits por ano ou até anos atrás, onde haveria centenas de commits por ano. (O kernel do Linux, enquanto isso, pode facilmente mudar centenas de milhares de linhas de código em cada ciclo , ocorrendo várias vezes por ano, recebendo um kernel monolítico e não o design de micro-kernel do Hurd.)
No ano passado foram sete autores ativos para Hurd, enquanto no acumulado do ano houve cinco, também uma diminuição de alguns anos antes, quando haveria cerca de uma dúzia de colaboradores.
Aqueles que querem pesquisar mais estatísticas de desenvolvimento do Hurd podem encontrá-los aqui .
Fonte
Até a próxima!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
##dev linux,
#GNU,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário